Esta quinta-feira, o pelotão nacional de ciclismo sub-23 faz-se à estrada para mais uma edição da Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros.
Os quatro dias de competição começam na Sertã (15h) com um circuito que começa e termina, ao fim de 115,6 quilómetros, na Rua 25 de Abril.
Sexta-feira discute-se a etapa mais longa (168,2km), que começa e acaba em Abrantes, e sábado é dia de etapa dupla, de manhã entre Abrantes e Castelo de Vide (79,9km) e à tarde há contra-relógio Individual na vila do norte alentejano (8,4km).
No domingo, o epicentro da prova será em Portalegre, município que vai coroar o vencedor da 27ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros após os derradeiros 122,8 quilómetros.
A 27ª Volta Portugal do Futuro Liberty Seguros é reservada a atletas da categoria Sub-23 de equipas Continentais e equipas de Clube. Cada formação pode participar com um número mínimo de cinco corredores e um máximo de sete, entre os 19 e os 23 anos.
Quinze equipas – dez portuguesas e cinco espanholas – apresentam um pelotão de uma centena de jovens corredores.
Às equipas portuguesas Miranda-Mortágua, Ud/Oliveirense /Inoutbuild, Sicasal-Constantinos, Fortunna-Maia, Acdc Trofa/Trofense, Jorbi Team José Maria Nicolau, Crédito Agrícola/Jorbi/Almodôvar, JV Perfis – Gondomar Cultural, L. A. Aluminios – L. A. Sport, Vito – Feirense – Pnb juntam-se as espanholas Baque-Ideus-Bh, Supermercados Froiz, Aluminios Cortizo, Gomur – Cantabria Infinia e Kuota – Construciones Paulino.
Venceslau Fernandes (na foto), o vencedor do ano passado, não estará, pelo que é certo que esta edição vai eleger um novo campeão para integrar a lista dos vencedores.