O Benfica goleou (4-0) o Sporting de Braga, numa partida em que os bracarenses só se podem queixar de si mesmo, ainda assim não conseguindo assumir a liderança, que está de pedra e cal (pelo menos até à próxima jornada) nas mãos do novo primodivisionário, o Famalicão, que vencer o Aves no campo deste.
Em Braga, Pizzi abriu a contagem (25’) com um golo de grande penalidade, jogador que fez a dobradinha aos 47 minutos, para “descansar” as hostes benfiquistas.
No segundo tempo, aproveitando uma nítida quebra anímica e física dos donos da casa, o Benfica aproveitou para “carregar” e arrecadar mais dois golos, se bem que obtidos por jogadores dos bracarenses: Hugo Viana (51’) e Ricardo Esgaio (73’), factor que resulta do volume de jogos feitos (o dobro) no último mês e meio, com três eliminatórias que garantiram a entrada na fase de grupos da Liga Europa.
Nem sempre tudo o que reluz é ouro (à parte o mínimo de três milhões que vão receber pelo feito) e o resultado foi o final disso mesmo.
Antes, já o F. C. Porto tinha garantido o triunfo ao receber o Vitória de Guimarães (também “combalido” pelo mesmo efeito do Braga), marcando três golos, ainda que com alguma dificuldade, porquanto só nos últimos cinco minutos do jogo é que confirmou a vitória, até aí apenas com um magro 1-0 de vantagem.
Marega (14’ e 90+3’) e Marcano (88’) foram os artilheiros de serviço.
Na outra partida deste domingo, o Tondela recebeu e empatou (0-0) com o Vitória de Setúbal.
Na classificação, o Famalicão regressou ao comando (face à derrota do Sporting frente ao Rio Ave, em Alvalade) agora com 10 pontos, seguido do Porto e do Benfica, respectivamente com 9. No quarto e quinto lugar estão o Moreirense e o Sporting, ambos com 8.
Belenenses SAD e Paços de Ferreira estão nos dois últimos ligares, com 2 e 1 pontos.
Nos melhores marcadores, Pizzi (Benfica) regressou à liderança, com 5 golos, à frente de Zé Luís (Porto), com 4; Taremi (Rio Ave), Filipe Augusto (Rio Ave) e Mohammadi (Aves), com 3. Com dois golos estão Anderson Silva (Famalicão), Rodrigo Pinho (Marítimo) e Marega (Porto).
No próximo domingo (dia 8) o calendário é acertado com a partida entre o Rio Ave e o Guimarães.
Ainda em datas a definir, a quinta ronda da Liga NOS engloba a visita do F. C. Porto a Portimão, do Sporting ao Boavista e do Benfica-Gil Vicente, no que se refere apenas aos três grandes.
O líder Famalicão recebe o Paços de Ferreira e a continuação no comando do campeonato poderá ser uma realidade.