Quinta-feira 21 de Novembro de 2024

Natação de águas abertas conquistou o ouro nos Jogos do Mediterrâneo de Praia com futebol a caminho também do ouro

Podio_Aguas abertasConfirmando as indicações positivas dadas nas provas individuais, a equipa mista de águas abertas não perdeu a oportunidade e bateu toda a concorrência, conquistando, esta sexta-feira, o primeiro ouro para Portugal nos Jogos do Mediterrâneo de Praia, que decorre na cidade grega de Patras.

Nota positiva também para a equipa de Futebol de Praia que conquistou (ao vencer a Síria por um expressivo 8-2) o direito de estar na final da competição, assegurando a quarta medalha para Portugal, que até pode ser de ouro se vencer a Itália.

Foi a primeira medalha de ouro de sempre de Portugal nos Jogos do Mediterrâneo de praia. A equipa mista de águas abertas, formada por Angélica André, Rafael Gil e Tiago Campos terminou em primeiro lugar na prova de 5km., com o tempo de 1.02.13, 23 segundos à frente da Itália, enquanto a Grécia ficou a mais de seis minutos.

No final da prova o chefe de equipa, Daniel Viegas, mostrou-se satisfeito com o resultado e salientou que “a prova não tinha muitas equipas, mas tinha a Itália, que recentemente foi vice-campeã do mundo na prova de estafetas e que tem um nível muito alto. Vir aqui disputar a prova com eles e conseguir ganhar foi muito positivo para nós”.

Angélica André, a representante feminina na equipa, sempre acreditou que seria possível um bom resultado, tendo referido que “a prova correu muito bem, tínhamos uma estratégia e conseguimos. Sabíamos que podíamos estar a disputar o pódio e também o primeiro lugar, e foi isso que fizemos até ao final”. Tiago Campos, por seu lado, também satisfeito com o resultado, adiantou que “chegar aqui e ganhar uma medalha foi espectacular”. Rafael Gil, o outro elemento da equipa, destacou a honra de representar as cores nacionais, acrescentando que “é sempre um orgulho representar Portugal nestas competições internacionais e especialmente conseguir vir aqui e ganhar o título de campeões dos Jogos do Mediterrâneo. É sem dúvida um orgulho”.

Foi o Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, quem fez a entrega das medalhas da prova de equipas mistas a Portugal, Itália e Grécia.

No último jogo da fase de grupos, Portugal continuou a vencer, chegando invicto à final deste sábado, frente à Itália. Esta sexta-feira o adversário foi a Síria e no final do primeiro período Portugal já vencia por 4-0, dilatando o resultado no segundo período para 7-2 e fechando a contagem em 8-2.

A competição de lutas de praia teve esta sexta-feira o seu início com dois lutadores portugueses em acção: Hugo Passos (70kg) e Adão Silva (90kg).

Hugo Passos foi o primeiro a combater e venceu o sírio Abdulkarim Alhasin (2-1). No segundo combate cedeu perante o francês Sticker (0-1) e, esta sexta-feira, Hugo Passos terá mais dois combates que irão determinar a sua progressão para as meias-finais da categoria. Em 90kg, Adão Silva realizou os três combates do seu grupo, contra atletas de França, Grécia e Albânia, não tendo conseguido ultrapassar nenhum dos seus oponentes. O atleta está assim fora da próxima ronda.

O dirigismo e a arbitragem de Portugal estão amplamente representados nos Jogos do Mediterrâneo de praia, em Patras. Pedro Silva e Mário Santos são os responsáveis técnicos das modalidades de Lutas e Canoagem, respectivamente. Francisco Remígio foi delegado técnico no Andebol; Rui Marta chefia a arbitragem nas Lutas. Árbitros portugueses presentes são Maria Michelle Ferreira (Voleibol) que estará esta sexta-feira na final feminina, António Almeida (Futebol) e a dupla Ana Barbosa-Nádia Lemos (Andebol).

Recorde-se que Portugal conquistou duas medalhas de prata na competição de Andebol (masculino e feminino), a que se juntou o ouro natação (equipa mista).

Resultados dos portugueses nesta sexta-feira:

Lutas

Fase de Grupos – 70kg – Hugo Passos vs. Abdulkarim Alhasin (Síria) – vitória por 2-1

– Hugo Passos vs. Quentin Sticker (FRA) – derrota por 0-1

Fase de Grupos – 90kg – Adão Silva vs. Saifedine Alekma (FRA) – derrota por 0-4

– Adão Silva vs. Grigorios Kriaridis (GRE) – derrota por 4-0

– Adão Silva vs. Klodjan Bulica (ALB) – derrota por 4-0

Natação de águas abertas

Final 5km Mx – Angélica André, Rafael Gil e Tiago Campos – 01:02:13 – 1º lugar (Ouro)

O calendário para este sábado é o que se apresenta:

Aquatlo

09h00 – Final F – Ana Ramos

10h30 – Final M – Pedro Mendes e Rafael Domingos

Futebol

13h15 – Final – Selecção masculina vs. Itália

Lutas

11h00 – Fase de Grupos – 70kg – Hugo Passos vs. Orges Lila (Albânia)

– Hugo Passos vs. Kleovoulos Loucaides (Chipre)

20h30 – Cerimónia de Encerramento

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.