A equipa masculina de Andebol conquistou a primeira prata para Portugal nos Jogos Mediterrâneos de Praia, a decorrer em Patras (Grécia), seguindo-se outra prata para a formação feminina, que já tinha confirmado o bronze ainda na fase de grupos.
Os gregos (e gregas) foram os “carrascos” de Portugal porquanto venceram as duas finais, com os rapazes a vencerem por 2-1 e as meninas por 2-0, realçando-se a tenacidade das duas formações lusas, que bem lutaram pelas medalhas.
Nesta quarta-feira, relevo ainda para a canoagem, com Sara Rafael e João Ruivo Santos a obterem dois excelentes 6ºs lugares.
As primeiras medalhas de sempre que Portugal conquista nos Jogos do Mediterrâneo de praia Patras’2019 foram “geradas” no Andebol, o que é significativo da evolução portuguesa, com a equipa masculina a disputar até ao último momento o ouro, decidido apenas nos shootouts, depois de empate no final dos dois períodos.
Catarina Oliveira – capitã da equipa feminina – revelou ao site do Comité Olímpico de Portugal, que “soube-nos a pouco. Queríamos ter conseguido mais, lutámos com a atitude que devíamos ter tido mas não foi suficiente”, lamentou. “Às vezes temos sorte, outras azar; não tivemos a sorte do nosso lado. Queríamos o ouro porque lutámos para tal, todos estes dias”.
João Pinho, o capitão da equipa masculina salientou que “acaba por ser um sentimento de alegria e tristeza ao mesmo tempo. Alegria porque conseguimos uma medalha para o nosso país e tristeza porque sabemos que na final não estivemos ao nosso nível, nomeadamente na segunda parte e nos shootouts“, tendo adiantado que “sentimos muito o peso do público, da pressão que um estádio cheio exerceu sobre o jogo. Somos uma equipa com um misto de juventude e de alguma experiência mas sentimos muito a falta de mais competição”.
A competição de grupos de futebol de praia teve esta quarta-feira o seu primeiro dia de competição, com Portugal a enfrentar Marrocos. O jogo foi sempre marcado pelo equilíbrio no resultado e no final do tempo regulamentar o resultado estava em 4-4, não se tendo alterado no final do prolongamento. Só o desempate por penaltis permitiu conhecer o vencedor, com a sorte a sorrir a Portugal por 3-2.
As duplas masculinas e femininas entraram também na competição de voleibol, fase de grupos. Hugo Campos e João Pedrosa disputaram dois jogos da pool B; se a primeira partida, frente ao Kosovo, foi vitoriosa, já o segundo jogo do dia, com a França, foi mais feliz para os gauleses. Na prova feminina, poolD, Beatriz Pinheiro e Vanessa Paquete foram mais fortes que a Albânia vencendo por 2-0.
Resultados obtidos pela Missão de Portugal nesta quarta-feira:
Andebol
Meias finais – Portugal. 2 – Croácia, 1 (13-19; 21-20; 9-8)
Final – Portugal, 1- Grécia, 2 (21-16; 16-18; 2-7) – masculino
Final – Portugal, 0 – Grécia, 2 (18-23; 10-16) – feminino
Canoagem
Final SS-1 F – Sara Rafael – 6º lugar
Final SS-1 M – João Ruivo Santos – 6º lugar
Futebol
Fase de grupos – Portugal, 4 – Marrocos, 4, com vitória para a formação lusa nos penaltis (3-2).
Voleibol
Ronda inicial – Pares masculinos – Portugal, 2 – Kosovo, 0 (21-5; 21-13)
Ronda inicial – Pares masculinos – Portugal, 0 – França, 2 (18-21; 18-21)
Ronda inicial – Pares femininos – Portugal 2 – Albânia, 0 (21-6; 21-8)
O calendário para esta quinta-feira é o seguinte:
Futebol
20h30 – Fase de grupos – Portugal – Grécia
Natação de águas abertas
09h00 – Final 5km F – Angélica André e Mafalda Rosa
10h00 – Final 5km M – Rafael Gil e Tiago Campos
Voleibol
A definir – Ronda inicial – Pares masculinos
A definir – Ronda inicial – Pares femininos