Sábado 05 de Abril de 2025

Fernando Pimenta com duplo bronze no mundial de canoagem e com passaporte para os Jogos Olímpicos

FPC / DR

FPC / DR

Fernando Pimenta voltou a demonstrar porque é que um dos melhores canoístas mundiais, depois de conquistar duas medalhas de bronze – e consequente apuramento para os Jogos Olímpicos de Tóquio’2020 – no decorrer dos mundiais que tiveram como palco a cidade húngara de Szeged.

Pimenta – que se apresentou como duplo campeão mundial depois dos títulos alcançados o ano passado, em Montemor-o-Velho – começou com o bronze no K1 1000 metros, “atestado” com o respectivo passaporte de presença em Tóquio, culminando este domingo com outra medalha de bronze, no K1 5000, ainda que esta prova não faça parte do calendário olímpico.

A Pimenta, para Tóquio, junta-se o quarteto do K1 500 metros, com Emanuel Silva, João Ribeiro, Messias Baptista e David Varela, bem como Teresa Portela que, no K1 200 obteve o 8º lugar na final e assegurou outro lugar para a equipa dos Jogos.

Hélder Silva, no C1 200 também esteve perto (obteve igualmente o 8º lugar) mas não conseguiu, aguardando-se por uma segunda oportunidade no próximo ano. Aliás, o que acontecerá também no que se refere ao K4 500 metros (feminino), onde Joana Vasconcelos, Teresa Portela, Francisca Laia e Francisca Carvalho também ficaram a “milésimos” (9º lugar).

Aos seis olímpicos já definidos, junta-se ainda o canoísta paralímpico Norberto Durão que, ao obter a medalha de prata na classe de VL2 200 metros, também carimbou o passaporte para Tóquio, nos Jogos Paralímpicos.

 

© 2025 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.