Sábado 23 de Novembro de 2024

Jogos do Mediterrâneo na vertente de praia aí estão com Portugal

COP-JogosMediterMedalhas19-08-2019A segunda edição dos Jogos do Mediterrâneo, na variante de desportos na água e na praia, realiza-se entre 25 e 31 do corrente mês de agosto, em Patras, a terceira maior cidade da Grécia.A localidade onde Portugal faz a sua estreia na competição multidesportiva é, com o seu porto marítimo, uma das portas de entrada na Grécia e um “hub” da rede europeia de transportes. Funciona como o centro administrativo da Grécia Ocidental.

Patras trata-se igualmente de um dos lugares historicamente mais relevantes da Grécia, por estar localizada no centro de um triângulo virtual formado pelos três pontos mais importantes do país, do ponto de vista arqueológico: Olímpia, Delfos e Epidauro – estando a menos de duas horas de cada um deles.

A Cerimónia de Abertura é no próximo domingo (20h30 – hora local, menos duas em Portugal continental).

Será na arena principal de Artemis, perto no Nautical Club of Patras, que a cjuntará as delegações dos 26 países presentes, promovendo uma mensagem de paz, amizade e fair play.

O espectáculo promete apresentar elementos únicos da cultura grega e dos países do Mediterrâneo, a coexistência harmoniosa e o multiculturalismo.

Música, movimento, dança, teatro e tecnologia acompanham a viagem pelo Mediterrâneo, que se realiza por mar e pela areia. Mais de 35 artistas – cantores, músicos, bailarinos e acrobatas – completam o espectáculo que promete marcar o início de uma semana de celebração do Mediterrâneo.

A participação da equipa portugal pode ser acompanhada diariamente nas redes sociais e site do Comité Olímpico de Portugal.

A equipa portuguesa é constituída da seguinte forma:

Andebol de Praia

Feminino

Carolina Mendes, Catarina Oliveira, Daniela Mendes, Filipa Ventura, Maria Santos, Mariana Agostinho, Patrícia Resende, Rita Alves, Rosa Ribeiro, Sara Pinho.

Masculino

Daniel Costa, João Pinhal, João Pinho, José Silva, Nuno Almeida, Nuno Brito, Pedro Garcia, Rúben Serrano, Rui Rodrigues e Vasco Silva.

Canoagem de Mar

Sara Rafael e João Ruivo Santos

COP-JogosMediterPraia-19-08-2019Futebol de Praia

André Lourenço, Bernardo Santos, Bruno Torres, Elinton Andrade, João Gonçalves, João Saraiva, Jordan Santos, Leonardo Santos, Nuno Belchior, Rúben Brilhante, Rui Coimbra, Tiago Petrony Ferreira.

Lutas de Praia

Adão Silva e Hugo Passos

Natação (Águas Abertas)

Angélica André, Mafalda Rosa, Rafael Gil, Tiago Campos.

Remo de Mar

Nuno Coelho, Nuno Mendes

Ténis de Praia

Catarina Alexandrino, Manuela Cunha, Henrique Freitas, Pedro Maio.

Aquatlo

Ana Ramos, Pedro Mendes, Rafael Domingos.

Voleibol de Praia

Beatriz Pinheiro, Vanessa Paquete, Hugo Campos, João Pedrosa

 

A Missão de Portugal, é chefiada por Filipe Jesus do Departamento de Missões e Preparação Olímpica do Comité Olímpico de Portugal e é ainda acompanhada pelas equipas técnicas de cada modalidade e pela equipa médica.

Sobre a estreia de Portugal neste evento, Filipe Jesus salientou ao site do COP que “temos um pouco de tudo. Temos equipas mais experientes, como é o caso do futebol de praia. Temos equipas jovens, a equipa feminina do andebol de praia e as duplas de voleibol, por exemplo. Outras modalidades como a canoagem e o remo já têm alguma experiência. Em algumas, é uma aposta nos jovens para que seja possível crescer nesta vertente de praia. Noutras, que já estão mais desenvolvidas tanto a nível nacional como internacional, temos os experientes. É um misto de experiência e juventude, penso que é a receita perfeita!”

Quanto a expectativas, sublinhou que “é difícil – sendo a primeira participação de Portugal neste tipo de competição – ter uma referência e poder ter um objectivo de número de medalhas. Aquilo que espero é que haja uma boa competição, que todos dêem o máximo e que sintam que se superaram. Não conhecemos os atletas dos outros países que vão estar em competição, mas sabemos que existem grandes potências como a Espanha, França, Sérvia, Turquia, Croácia, a Grécia”.

A cidade dista 218 km de Atenas e tem uma população de 213 984 habitantes, de acordo com o censo de 2011.

Quanto a mais dados históricos sobre a cidade organizadora, Patras é um dos centros educativos e de investigação mais importantes da Grécia. A Universidade local, com mais de 40 000 estudantes, é a terceira maior instituição académica do país em termos de número de departamentos, professores, alunos e funcionários.

Patras é habitada desde 3000 a.C. e começou a florescer durante o período pós-helenístico ou micênico (1580-1100 aC). A cidade foi fundada pelos acádios, de Esparta, liderados por Prevgenis e o seu filho Patreas, que lá chegaram após a invasão dórica do Peloponeso.

A história da Acádia está impressa nos monumentos das antigas civilizações grega, romana, bizantina e contemporânea, muitos dos quais foram preservados até hoje.

Inovação é uma palavra cada vez mais actual em todos os planos da sociedade, cabendo ao desporto dar um contributo para uma evolução para outras formas de actividade física e desporto, captando um maior número de cidadãos, adaptando-se a outros tempos novos no desenvolvimento da sociedade mundial, que cada dia nos mostra o “infinito” número de soluções que poderemos encontrar num futuro mais perto ou longínquo, fazendo disso a nova História de outros Deuses, como os do Olímpo.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.