Depois dos empates (e derrota) verificados nos jogos de preparação e da derrota frente ao Benfica (na Supertaça Cândido de Oliveira), o Sporting principiou o campeonato da I Liga sem … ganhar.Na sempre difícil deslocação ao Funchal, não fez melhor do que um empate (1-1) frente ao Marítimo, com os madeirenses a inaugurar o marcador aos 8’, com um golo de Getterson. Coates foi o autor do golo dos leões (29’).
As consecutivas desatenções e ultrapassagens de Tierry Correia (que contra o Benfica foi o início da “derrocada”), voltaram a verificar-se e o jovem leão voltou a comprometer a equipa ao deixar fugir o autor do golo.
Jogo realizado no Estádio do Marítimo, no Funchal, onde o árbitro Tiago Martins (AF Lisboa) mostrou cartão amarelo a Eduardo (20), Raphinha (23), Correa (23), Zainadine (36), Edgar Costa (71), Coates (88), Rúben Ferreira (90+1) e Thierry Correia (90+2), com 9673 espectadores nas bancadas, as equipas alinharam :
- Marítimo: Charles, Nanu, Zainadine, Dejan Kerkez, Rúben Ferreira, Vukovic (René Santos, 90), Franck Bambock, Jhon Cley, Edgar Costa (Marcelinho, 70), Correa e Getterson (Daizen Maeda, 57).
(Suplentes: Amir, Lucas Áfrico, René Santos, Erivaldo, Marcelinho, Barrera e Daizen Maeda).
Treinador: Nuno Manta.
- Sporting: Renan, Thierry Correia, Coates, Mathieu, Borja (Diaby, 84), Eduardo (Vietto, 73), Wendel, Bruno Fernandes, Raphinha, Acuña e Luiz Phellype (Bas Dost, 73).
(Suplentes: Luís Maximiliano, Luís Neto, Tiago Ilori, Miguel Luís, Diaby, Vietto e Bas Dost).
Treinador: Marcel Keizer.
Nas outras partidas desta primeira ronda, o Sporting de Braga bateu (3-1) o Moreirense, com golos obtidos por Fransérgio (45+3’), Hassan (64’) e Wilson Eduardo (77’), com Nenê (89’) a fazer o tento de honra da equipa de Moreira de Cónegos.
O Boavista recebeu e bateu (2-1) o Aves, com golos de Yusupla (6’) e Rafael Costa (76’), depois de Mohammad (41’) ter empatado para os avenses.
Nesta segunda-feira, joga-se (20h15) o Setúbal-Tondela, enquanto o Rio Ave-Guimarães (adiado por falta de condições da bancada do estádio) foi remarcado para 8 de Setembro, data em que estará em evolução a selecção nacional.