No Torneio de Port Elizabeth (África do Sul), a equipa de Portugal foi afastada das meias-finais da taça Shield pela equipa do Quénia.
No jogo para as semifinais da Taça Shield, os “Lobos” não conseguiram levar de vencida a selecção do Quénia, terminando assim a sua participação na etapa sul-africana realizada no Nelson Mandela Bay Stadium.
Uma primeira parte muito equilibrado e com poucos pontos (5-5), resultado apenas de um ensaio para cada lado – primeiro para o Quénia – com respectivas conversões falhadas. Duarte Moreira foi o marcador do ensaio, com Carl Murray a não conseguir converter
Na segunda parte, a mesma história por ordem inversa, foram os Lobos a marcar primeiro através de um ensaio de Frederico Oliveira (com conversão de Carl Murray) logo no minuto inicial. No entanto, dois minutos depois os atletas quenianos voltaram a empatar a partida (12-12).
No prolongamento a sorte sorriu à selecção do Quénia, que com o relógio a marcar 1:03 minutos marcou o seu terceiro e último ensaio do jogo, fixando o resultado em 12-17.
No encontro anterior, depois de ter conquistado o terceiro lugar do Grupo D, Portugal perdeu com a Argentina, por 12-28, nos quartos-de-final da Taça Bowl. Foi este resultado que relegou os “Lobos” para as meias-finais da Taça Shield, onde defrontou e perdeu com o Quénia.Os “Lobos” ainda estiveram em vantagem com um ensaio ainda antes dos três minutos, mas a selecção das “pampas” deu a volta respondendo com três ensaios ainda antes do intervalo (7-21).Numa etapa complementar mais equilibrada, os atletas lusos voltaram a entrar melhor com um ensaio logo ao primeiro minuto. O marcador só voltou a funcionar perto do fim com o quarto e último ensaio dos sul-americanos, estabelecendo o resultado final em 12-28.
Sob a arbitragem do escocês Charles Samson, os atletas portugueses Carl Murray (5+2) e Adérito Esteves (5) foram responsáveis pelos pontos nacionais.
Resultados de Portugal na primeira fase:
1.ª Jornada: Ilhas Fiji 31 – 7 PORTUGAL
2.ª Jornada: País de Gales 34 – 7 PORTUGAL
3.ª Jornada: PORTUGAL 24 – 12 Zimbabwe
Classificação 1.ª Fase – Grupo D
1.º – Ilhas Fiji – 9 pontos
2.º – País de Gales – 7 pontos
3.º – PORTUGAL – 5 pontos
4.º – Zimbabwe – 3 pontos