Sábado 26 de Novembro de 2304

Cicloturistas “encheram” dia de descanso da Volta com Via Verde RTP

PODIUM/ Paulo Maria / INTERSLIDE

PODIUM/ Paulo Maria / INTERSLIDE

O dia de descanso na Volta a Portugal é, desde alguns anos atrás, sinónimo de jornada cicloturista, isto é, fazer com que a população local e todos os que saibam andar de bicicleta possam “substituir” os profissionais que estavam de folga, nesta terça-feira.

Têm sido assim todos há vários anos e desta vez foi o concelho da Guarda a receber a “Etapa da Volta Via Verde RTP”, uma iniciativa dedicada aos amantes da bicicleta.

Cerca de 850 pessoas alinharam nesta iniciativa lado a lado com o antigo corredor Marco Chagas, o autarca guardense Carlos Chaves Monteiro e o padre Ismael Teixeira, conhecido como Iron Priest, e o triatleta Bruno Pais.

Os participantes viveram as emoções dos corredores profissionais ao serem recebidos no centro da cidade mais alta de Portugal pelas mesmas estruturas que, todos os dias, a organização monta nas etapas da Volta.

Entre os participantes e os familiares e amigos que se deslocaram à Guarda apenas para esta jornada cicloturista, sem contar com as movimentações da própria Volta a Portugal, há um registo que ultrapassa as 1000 pessoas. “É um impacto económico muito significativo para o município além de toda a promoção que podemos fazer do nosso território”, expressou Carlos Chaves Monteiro, o autarca da Guarda.

O percurso, de 70 quilómetros, visitou alguns dos fantásticos cenários da região da Serra Estrela, com partida e chegada ao Largo General Humberto Delgado, tendo si consagrado como vencedor Ricardo Lameira, natural de Vila Real.

Satisfeito, o cicloturista que desempenha funções na GNR, falou na sensação de cruzar a meta em primeiro lugar. “Ainda ontem vi chegarem os nossos ídolos através da televisão e, hoje aqui estou a viver esta jornada e também chegar aqui despois de fazer toda a subida foi uma emoção realmente muito grande. Quem pratica sabe o que é subir, mas quando nos vemos em cima da bicicleta, no esforço máximo das nossas capacidades, percebemos que é um desafio enorme, mas é sempre um prazer chegar ao fim e concluir um objectivo.”

Esta não foi a primeira participação de Ricardo Lameira nesta iniciativa, tal como aconteceu com a primeira mulher a alcançar a meta da 13ª edição da “Etapa da Volta Via Verde RTP”, uma organização da Podium Events e do município da Guarda.

Liliana Jesus, vice-campeã nacional de maratonas BTT, foi a vencedora e aproveitou a ocasião para chamar outras mulheres para a prática desportiva. “Estamos a atravessar uma fase de crescimento no ciclismo feminino, portanto todas somos precisas para ajudá-lo a crescer ainda mais. Participar na Etapa da Volta é sempre bom, é uma prova que gosto imenso e, por isso, deixo o convite a mais mulheres para viverem esta experiência.”

Um convívio que ajudou a quebrar o “sono dos guerreiros”, permitindo promover a modalidade e, quem sabe, descobrir mais jovens para serem os futuros campeões portugueses.

 

 

© 2305 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.