Depois de uma estreia auspiciosa, com o triunfo da equipa de basquetebol (feminino) e de boas prestações dos ginastas Bernardo Almeida e Guilherme Campos, no segundo dia, esta quinta-feira, das Universíadas de Verão Nápoles’2019.
Entraram em cena os atletas-estudantes da natação, esgrima, judo e basquetebol, com destaque para as prestações de Ana Rodrigues e Francisco Quinta, que bateram os recordes pessoais e para a equipa feminina de basquetebol, que bateu a Roménia e continua invencível no grupo B.
Na natação, José Lopes foi 2.º na série nos 400 metros livres, com o tempo de 3.55,76, tendo ficado na 21.ª posição da classificação geral. Também a competir na manhã desta quinta-feira, na Piscina Scandone, esteve Francisco Santos, 2.º na série nos 100 metros costas, com 55,62 e um 19.º lugar na ordenação final da disciplina.
Alexandre Amorim foi 8.º da série nos 100 metros bruços com 1.04,00 (44.º na classificação geral) e Rita Frischknecht foi 7ª na série nos 200 metros costas com 2.16,88 (17.º na classificação geral). Batendo os recordes pessoais, Ana Rodrigues, 3.ª na série nos 50 metros mariposa (27,54) e 23.ª na classificação geral, e Francisco Quintas, 2.º na série nos 100m bruços com 1.01,84 (20.º na classificação geral), acabaram com nota positiva o desempenho na prova.
Em Mostra D’Oltremare, Pedro Silva (+90kg) e Guilherme Salvador (-90kg) estrearam-se com derrotas, ambas por ippon, frente ao romeno Mircea Alexandru Croitoru e ao alemão Falk Petersilka, respectivamente, não tendo entrado nas repescagens. Ambos voltam a competir no domingo, desta feita por equipas.
Em Salerno, Portugal esteve representado por Nicolás Matias na esgrima. O português do sabre venceu quatro dos seis duelos e passou a fase de poules com quatro vitórias e duas derrotas. Na fase de eliminação directa perdeu 15-9 com o russo Artem Tselyshev.
A equipa feminina de basquetebol mostrou superioridade no Palajacazzi, em Caserta, frente à equipa da Roménia ao vencer por 69-32 (16-6, 9-10, 23-6 e 21-10) e segue para o jogo com a Rússia (esta sexta-feira, às 12 horas de Portugal) com duas vitórias consecutivas.
Entretanto, chegou esta quinta-feira a Nápoles a comitiva de taekwondo, composta por oitos estudantes-atletas. O grupo, que tem como treinadores Joaquim Peixoto e Sérgio Ramos, seguiu para Caserta, onde compete decorre a competição da modalidade.
No terceiro dia (esta sexta-feira) de competição são chamados a representar Portugal pela primeira vez na universíada as modalidades de ténis e voleibol, prosseguindo as competições na esgrima, natação, ginástica artística, basquetebol e judo.