Os atletas lusos continuam a demonstrar que, independentemente da categoria dos adversários, estão nos Jogos Europeus de Minsk’2019 para confirmarem que também são dos melhores europeus em muitas disciplinas desportivas, como se voltou a confirmar neste sábado, com a conquista de mais três medalhas.
Se no futebol de praia já tinha uma assegurada ao entrar na final, constatou-se que o ouro foi justo ao vencerem (8-3) a Espanha, enquanto no ténis de mesa o bronze colectivo acabou por saber a pouco, comparativamente com Baku’2015 em que se conquistou o ouro, sendo a principal novidade o bronze alcançado pela karateca Patrícia Esparteiro, o que elevou para 15 medalhas o score de Portugal nestes II Jogos Europeus, de excelente memória para as cores nacionais.
Portugal está agora na 12.ª posição do medalheiro, com três medalhas de ouro, seis de prata e seis de bronze.
No Futebol de Praia, Portugal enfrentou a Espanha no duelo ibérico e venceu claramente (8-3), para chegar ao lugar mais alto do pódio, na sequência do bronze ganho em Baku 2015. Duas edições dos Jogos Europeus, duas medalhas para os futebolistas, agora com a subida de dois degraus.
Portugal começou a final em desvantagem (0-2), mas uma reacção fortíssima levou à marcação de 8 golos, numa reviravolta fantástica. Os espanhóis reduziram depois para 8-3.
Entregou as medalhas aos atletas portugueses o secretário-geral do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Araújo, que é igualmente presidente da Comissão do Festival Olímpico da Juventude Europeia, dos Comités Olímpicos Europeus.
Com igual currículo ficou a selecção de Ténis de Mesa, ao consumar a conquista da medalha de bronze. Mas em sentido inverso. Portugal ganhou ouro em Baku 2015 e este sábado foi 3.º classificado, ganhando à Dinamarca (3-1). O par português (Tiago Apolónia/João Monteiro) abriu o encontro com uma vitória clara (3-0), mas os dinamarqueses empataram no singular entre Marcos Freitas e J. Groth, o medalha de prata do torneio de singulares. João Monteiro e Marcos Freitas, a seguir, carimbaram a vitória, ambos com triunfos de 3-1.
A estrear-se nos Jogos Europeus, Patrícia Esparteiro (Karaté) conquistou também uma medalha de bronze na disciplina de kata. A atleta portuguesa abriu a competição com um 2.º lugar na fase eliminatória, num grupo em que se encontrava a campeã do Mundo. Na fase de ranking, Patrícia Esparteiro voltou a ser 2.ª classificada e ficou apurada para discutir a medalha de bronze frente à bielorrussa M. Fursava. Em ambiente adverso, com muito público a incentivar a atleta local, a jovem portuguesa superiorizou-se e fez história.
No velódromo de Minsk, a jornada do Ciclismo de pista fechou com uma emocionante corrida de Madison, na qual a dupla nacional Rui Oliveira-João Matias chegou ao 5.º posto. Ao longo de 200 voltas, os ciclistas portugueses totalizaram 24 pontos.
Maria Martins participou na prova de Omnium, que reúne quatro corridas, e ao fim de um dia desgastante conseguiu finalizar no 7.º posto.
Antes, João Matias foi 7.º na corrida de perseguição individual.
A finalizar a participação da Equipa Portugal nestes Jogos Europeus estará este domingo em acção Rui Oliveira, na competição de Omnium.
Filipa Martins, em Ginástica Artística, foi 15.ª classificada no concurso all-around.
Este sábado, o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, visitou a #EquipaPortugal e almoçou com alguns atletas na Aldeia.
Os resultados deste sábado foram os seguintes:
Ciclismo Pista
Perseguição Individual M, Qualificação – João Matias, 7.º
Omnium F I, Scratch – Maria Martins, 5.ª
Omnium II F, Tempo Race – Maria Martins, 9.ª
Omnium III F, Eliminação – Maria Martins, 4.ª
Omnium IV F, Corrida por Pontos – Maria Martins, 12.ª
Omnium – TOTAL, 91p, 7.ª
Madison M – Rui Oliveira-João Matias, 5.º
Futebol de Praia
Final, Portugal-Espanha, 8-3, medalha de ouro
Ginástica Artística
Final All-Around F – Filipa Martins, 49.532, 15.ª
Karaté
Kata F, Eliminatórias, Série A – Patrícia Esparteiro, 24.79, 2.ª
Kata F, Ronda de Ranking, Série A – Patrícia Esparteiro, 25.46, 2.ª
Kata F, Combate pelo bronze – Patrícia Esparteiro-M. Fursava (BLR), 24.68-23.68, medalha de bronze
Ténis de Mesa
Equipas Masculinas, 3.º/4.º lugares – Portugal-Dinamarca, 3-1, medalha de bronze
Par – Tiago Apolónia/João Monteiro-T. Rasmussen/A. Lind, 3-0 (11-6, 11-5, 11-4)
Singular – Marcos Freitas-J. Groth, 1-3 (9-11, 13-11, 7-11, 7-11)
Singular – João Monteiro-A. Lind, 3-1 (6-11, 11-8, 11-8, 11-4)
Singular – Marcos Freitas-T. Rasmussen, 3-1 (11-4, 9-11, 11-7, 12-10)
Os Jogos Europeus de Minsk terminam este domingo, com Portugal a ter no experiente e categorizado ciclista Rui Oliveira uma derradeira oportunidade de poder chegar ao pódio, depois de participar nas quatro provas de Omnium (Scratch, Tempo Race, Eliminação e Corrida por Pontos) em pista.
No final do dia terá lugar a cerimónia de encerramento.
Com a obtenção destas medalhas, Portugal subiu ao 12º lugar no medalheiro, com três de ouro, seis de prata e seis de bronze
Na primeira linha, a Rússia continua a liderar, agora com 93 medalhas (34-19-35); seguindo-se a Bielorrússia, com 61 (22-14-25); a Itália, com 35 (11-13-11); a Ucrânia, com 37 (10-13-14) e Holanda e Alemanha, respectivamente com 25 (7-11-7) e (7-6-12).