A Faculdade de Motricidade Humana vai levar a efeito o Mestrado em Ergonomia, que procura dar resposta às necessidades de formação técnica e científica a todos os que se dedicam à optimização das condições de trabalho, à concepção de sistemas de produção e produtos, à segurança, higiene e saúde no trabalho ou à usabilidade e experiência de utilização
No curso de Mestrado em Ergonomia é possível a realização de especialidades em Domínio de Estudos em Factores Humanos, que visa formar profissionais com competências para desenvolver, coordenar e intervir em estudos no âmbito da optimização das condições de trabalho, da concepção de sistemas de produção e de produtos e da segurança, higiene e saúde no trabalho, em contextos diversificados.
Outra especialidade é o Domínio de Estudos em Segurança no Trabalho, que pretende formar técnicos com competência para coordenar, desenvolver e controlar as actividades de prevenção e protecção contra riscos ocupacionais nos vários sectores de actividade, privilegiando a abordagem ergonómica das situações de trabalho.
Uma terceira via é no Domínio de Estudos em Usabilidade e Experiência de Utilizador, que tem como objectivo preparar profissionais com competências para o sucesso e liderança no desenvolvimento de produtos e sistemas com elevado nível de usabilidade e experiência de utilização. Preparamos profissionais para carreiras nas áreas da interacção homem-computador; usabilidade de sistemas (user experience), desenvolvimento de sistemas ubíquos e investigação científica.
O Mestrado em Ergonomia permite o desenvolvimento profissional contínuo, quer para os profissionais de Ergonomia, quer para todos aqueles que se interessam por estes assuntos
Por outro lado, a FMH promove ainda o Go4Training, que consiste num programa integrado de formação digital profissional para a identificação e prevenção da sarcopenia, da fragilidade e do risco de quedas nas pessoas idosas. Trata-se de condições que evidenciam o défice muscular como determinante comum e com consequências severas para o individuo, para a família e para a sociedade cuja identificação e prevenção é urgente. O Go4Training pretende capacitar profissionais para este tipo de intervenção com pessoas idosas (65+) e em particular com pessoas muito idosas (80+).
Cinco anos e oito meses no caso dos homens e quatro anos e um mês no caso das mulheres é a expectativa de que os portugueses que se vão reformar podem ter de anos de vida saudável, uma expectativa que é semelhante à de outros países. A perda do músculo-esquelético (sarcopenia), devido ao envelhecimento e à inactividade física e secundária a várias condições clínicas, constitui o substrato biológico da fragilidade e da ocorrência de quedas e é determinante para uma expectativa de vida saudável.
A fragilidade é uma síndrome geriátrica que representa um estado de grande vulnerabilidade para a ocorrência de quedas e de lesões, para a hospitalização, para a perda da capacidade funcional e institucionalização e para o risco de morte.
Dada a importância do envelhecimento demográfico actual e a projecção de uma prevalência de 32% de pessoas idosas em 2050, muitas das quais muito idosas, importa lidar com a prevenção e as consequências da fragilidade e da ocorrência de quedas a nível pessoal, social e económico.
Destinatários e Saídas Profissionais
Profissionais do exercício físico e da saúde, em instituições públicas ou privadas, com responsabilidades ou prestadoras de serviços na área da actividade física, da saúde e do envelhecimento activo, nomeadamente: ginásios e organizações similares; autarquias; organizações relacionadas com o turismo, lazer e animação (parques desportivos, piscinas públicas, circuitos naturais, etc.
Os objectivos são a compreensão, avaliação e identificação de pessoas em risco de sarcopenia, fragilidade e risco de queda e prescrição de exercício/actividade física para pessoas idosas e muito idosas.
Trata-se de um curso (de participação gratuita) para aquisição e/ou actualização de conhecimentos, protocolos e procedimentos fundamentais para a promoção de um envelhecimento da população bem-sucedido.
Para mais informações, visionar o site da FMH.