Com os campeões nacionais em título (Sporting e Benfica) isentos, decorreram este fim-de-semana as fases de apuramento para os nacionais das I, II e III Divisões, em atletismo, competições que tem lugar marcado para os dias 27 e 28 de Julho, no Municipal de Leiria.
Como se aguardava, o Sporting (masculino) foi o fácil vencedor do apuramento para a divisão principal, somando 870 pontos, na competição disputada em Guimarães, onde o vento prejudicou os resultados técnicos na velocidade e nos saltos horizontais, salientando-se, no entanto, os 4,60 obtidos por Gonçalo Uva (vara), os 7,41 (+ 2,0, no limite) de Miguel Marques no salto em comprimento, os 76,93 de Tiago Aperta no dardo e os 56,88 de Edujose Lima nos 400 metros barreiras.
Para além do Sporting, vão participar as equipas do Benfica (campeão em título), Estreito (Madeira), Sporting de Braga, Juventude Vidigalense, Associação Jardim da Serra, ADREP e Clube de Atletismo de Seia, que se superiorizaram às 44 formações presentes, de 16 Associações Distritais
No sector feminino, triunfo para o Benfica, somando 611 pontos, relevando-se o triunfo de Dulce Félix nos 5.000 metros (16.50,75) e os 1,74 de Lecabela Quaresma no salto em altura.
Estarão na final, para além do Benfica, o Sporting (campeão em título), Sporting de Braga, Juventude Vidigalense, Associação Jardim da Serra, Estreito (Madeira), GRECAS (Vagos) e Eirense.
Os outros torneios de apuramento realizaram-se nas pistas de Pombal, Torres Vedras, Faro, Ribeira Brava (Açores) e Funchal (Madeira), com uma presença de 856 atletas das categorias de juniores, sub23 e seniores.
Uma semana antes, em Lisboa, terá lugar os Campeonatos de Portugal em pista ainda a definir.