João Geraldo foi o último português a enquadrar o mapa final do mundial de ténis de mesa que decorre na cidade húngara de Budapeste, competição em que nenhuma portuguesa conseguiu.
Para o efeito, Geraldo – que venceu (4-0) a primeira partida frente ao neozelandês Matthew Hetherington – cumpriu o segundo triunfo (ante o lituano Medardas Stankevicius) esta segunda-feira, pelo mesmo score e vencendo o seu grupo na fase de apuramento.
Na segunda fase (quadro 128), Geraldo vai defrontar, esta terça-feira, o egípcio Omar Assar.
Fase para a qual também foram apurados (por ranking) João Monteiro (defrontará o ucraniano Yevken), Marcos Freitas (jogará contra o brasileiro Thiago Monteiro) e Tiago Apolónia (ante o equatoriano Alberto Mino).
No lado feminino, Raquel Martins perdeu, esta terça-feira, com a sérvia Izabela Lupulesku (4-1), sendo afastada da fase seguinte porquanto também tinha sido derrotada (frente a Xin Ru Wong, de Singapura) no primeiro jogo.
O mesmo caminho teve Marta Santos, com duas derrotas ante a estónia Reelica Han Son (4-1) e a alemã Kristin Lang (4-0).
Leila Oliveira venceu a moldava Vlada Caraulnaia (4-0) no primeiro jogo mas perdeu (4-2) o segundo para a checa Aneta Kucerova, não conseguindo o apuramento.