Ao bater (5-3) a Argentina na final, a selecção portuguesa venceu o Torneio das Nações em Hóquei em Patins, competição que se desenrolou na cidade suíça de Montreux, um dos mais antigos eventos da modalidade.
Portugal chegou à final após derrotar (3-2) a Itália, enquanto a Argentina teve que vencer (4-3) a jovem equipa de Angola.
Na final luso-argentina, como se esperava, o jogo não foi fácil, pese embora a formação lusa tenha estado quase sempre em vantagem no marcador, chegando ao intervalo a vencer (3-1).
No segundo tempo, os argentinos vieram ao de cima e chegaram ao 3-3, altura em que Portugal teve que “içar” a bandeira para chegar ao triunfo (5-3).
Henrique Magalhães, Gonçalo Alves, Rafa Costa e João Rodrigues (2) marcaram para os portugueses, enquanto o melhor marcador do torneio (com 12 golos) – como foi o caso do argentino Lucas Ordoñez – marcou os três dos argentinos.
Ordoñez somou 12 golos, contra 9 do italiano Davide Barini e 8 do também italiano Francesco Compagno. Gonçalo Alves foi o melhor português, com 7 golos.
Portugal alcançou o 20º triunfo neste torneio, enquanto a Argentina foi 2º, seguidos da Itália (3º), de Angola (4º), França e Espanha (esta formada por jogadores de sub 23 anos).