Quinta-feira 28 de Novembro de 2024

Sporting e Algés campeões nacionais de Natação

Natação-Campeões-2019-04-14O Sporting (masculinos) e o Algés e Dafundo (femininos) sagraram-se, este domingo, campeões nacionais de clubes da 1.ª Divisão nas competições que tiveram lugar na Piscina do Jamor, reforçando a liderança na conquista de títulos, com os leões a chegaram ao oitavo e o Algés ao terceiro, de forma consecutiva.

Os maiores destaques foram para os recordes nacionais absolutos de Alexis Santos (50 costas) e Rita Frischknecht (200 costas), a que se juntam os recordes absolutos de estafetas de 4 x 200m livres e 4 x 100m estilos para o Sporting, em masculinos e o Algés, em femininos.

No plano colectivo, os leões dominaram a competição desde a primeira das 38 provas que totalizam o programa (19 masculinas e19 femininas) e somaram 746 pontos, à frente do Benfica (689) e FC Porto (638).

As representantes do Algés venceram com 716 pontos superando o Sporting (667) e Benfica (646).

Na linha de despromoção ficaram CF Vilacondense, Leixões e Fluvial Portuense (masculinos) e Sporting de Braga, Náutico Marinha Grande e Fundação Beatriz Santos (femininos).

A capitã do Algés, Rita Frischknecht, em declarações ao site da Federação Portuguesa de Ginástica, salientou que “o tricampeonato era o nosso objectivo, bem como o recorde [200 costas] já andava à espera dele há muito tempo. Mas não consigo explicar o tricampeonato para a minha equipa. Acho que nós sabíamos que conseguíamos ganhar este campeonato, porque estávamos confiantes, pelo que estou muito contente por isso.”

Miguel Frischknecht, técnico do Algés, referiu “o título era o nosso objectivo no início da época. Este ano foi mais competitivo e mais renhido. Apesar de na última sessão já sabermos que estava ao nosso alcance, que estava mais perto e conseguimos suplantar as perspectivas. Quando ganhamos, na próxima competição temos de defender o título e é isso que vamos fazer.”

Alexis Santos, capitão dos leões disse que “A escola do Sporting tem, desde há muitos anos, sempre conseguido formar nadadores e, estes últimos anos, felizmente, também conseguem chegar a um nível bastante elevado, em Seniores. O que por vezes, em Portugal, não é fácil. Toda a equipa está de parabéns, as meninas também, fizeram uns excelentes campeonatos, com o segundo lugar e lutando muito pelo primeiro. Por isso, parabéns, também, ao Algés, ao Benfica e parabéns a toda a nossa equipa pelo excelente trabalho. Desde sexta-feira à noite que acreditávamos que isto era possível. Mas, o importante era que as coisas começassem bem e nós seríamos, a partir do momento em que as coisas começassem a correr bem, ia ser sempre a melhorar e assim foi.”

Carlos Cruchinho, técnico dos leões, salientou que “Os praticantes é que me motivam a mim. Não preciso de os motivar. Eles são uns atletas excepcionais. Temos de trabalhar sempre em equipa, às vezes são os trabalhadores a puxar, muitas vezes são os atletas a puxar os treinadores. Penso que é este o segredo da equipa. É a cultura do Sporting, é preciso ter uma perspetiva estruturante e é isso que nós tentamos fazer, não nos deixamos ir em situações de momento. Estamos sempre a lançar atletas novos. A equipa feminina foi fantástica. Nadamos com duas juvenis, uma de primeiro ano, que se portaram excelentemente. E é assim que nos vamos conseguindo mantendo.”

Num balanço estatístico, de salientar que João Vital (Sporting) fez mínimos (400 metros estilos) para o mundial e que Ana Reis Sousa (400, 200 e 100 metros livres), Rafaela Azevedo (100 metros costas), e Diogo Cardoso (1.500 metros livres) confirmaram os mínimos para os europeus de juniores

Foram ainda registados treze novos recordes nacionais.

O que é de bom-tom e um sinal muito positivo.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.