Quinta-feira 28 de Novembro de 2024

Camila Rebelo com recorde e mínimos para Europeu e Mundial juniores na Natação

Natação-CamilaRebelo-7-4-2019Camila Rebelo voltou a estar em plano de destaque na derradeira jornada do Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Absolutos Coimbra’2019, ao vencer, este domingo, a final dos 200 metros costas com um novo recorde nacional de juniores (16 anos), com a marca de 2.15,72 minutos, assegurando o mínimo para o Europeu e Mundial de Juniores.  O anterior máximo nacional de juniores pertencia a Cátia Martinheira (2.17,98) em Lima (Peru) desde 18-08-2011.

A nadadora do Louzan Natação/Bresimar, que havia batido o recorde nacional absoluto dos 100 metros costas nas eliminatórias, depois superado por Rafaela Azevedo (Algés e Dafundo) na final, superiorizou-se na parte final à nadadora do Algés (2.16,02) que hoje obteve também mínimos para Europeu de Juniores, e Rita Frischknecht (2.16,55), ambas do Algés e Dafundo.

Ainda nesta ronda final, referência para Ana Reis Sousa (Algés e Dafundo) ao bater o recorde nacional júnior na final A dos 200 livres (2.03,18) com mínimos para o Europeu de Juniores. Em segundo lugar ficou Francisca Martins (Foca), com 2.04,87, também mínimos para o Europeu. O anterior máximo já pertencia á nadadora do Algés com 2.03,65 em Oeiras 09-02-2019.

José Machado, Director Técnico Nacional, salientou que “este foi o primeiro grande momento de avaliação. Os resultados deste campeonato permitem aspirar a uma delegação significativa nos Jogos de Tóquio 2020. Há quatro anos dois nadadores obtiveram mínimos A. Agora quatro atingiram esse objectivo. No último Mundial de juniores tivemos uma nadadora apenas. Agora temos quatro com mínimos para o mundial. Ultrapassamos em muito as expectativas.”

No balanço final, quatro nadadores (Diana Durães, Ana Catarina Monteiro, Gabriel Lopes e Alexis Santos) obtiveram os mínimos olímpicos, sete (Diana Durães, Ana Catarina Monteiro, Ana Reis Sousa, Camila Rebelo, Rafaela Azevedo, Miguel Nascimento, Gabriel Lopes, Alexis Santos e Victoria Kaminskaya) cumpriram os mínimos para o mundial presenças no Mundial da Coreia’2019).

Outros onze nadadores garantiram a presença no europeu da categoria de juniores, enquanto se registaram cerca de três dezenas de recordes nacionais nas várias categorias (juvenis, juniores e absolutos).

Na natação adaptada, Susana Veiga (100 e 400 metros livres) e Gino Caetano (50 metros livres), confirmaram os mínimos para os Jogos Paralímpico’2020, repetindo também a presença no mundial, competição onde estarão também Diogo Cancela (100 metros bruços).

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.