Três medalhas – no que foi o maior êxito nos últimos tempos do Judo em termos internacionais – ficaram a assinalar a presença lusa no GP de Tblissi (Geórgia), que este domingo se concluiu.
Patrícia Sampaio (-78) e Rochele Nunes (+78 kg) tornaram-se heroínas ao conquistarem as medalhas de bronze nas respectivas categorias.
As duas judocas lusas seguiram o caminho de Bárbara Timo (70 kg), que tinha ganho a medalha de ouro na jornada anterior.
Patrícia venceu Nazerke Tileu Khanova, do Cazaquistão (ippon), perdendo de seguida com francesa Fanny Posvite (ippon), mas passou à repescagem, onde venceu a holandesa Ilona Lencassen (ippon), triunfando ainda sobre a francesa Sama Camara, conquistando o apetecido bronze.
Rochele, por seu lado, venceu a lituana Santa Pakenyte (ippon), a russa Kseniia Chibisova (ippon) e a bielorrussa Maryna Slutskaya (ippon).
Perdeu na meia-final com a francesa Julia Tolofera (ippon) mas no combate para o 3º lugar foi mais forte do que a ucraniana Tarasova, a quem derrotou por ippon, e trouxe o segundo bronze para Portugal.
A medalha de ouro foi conquistada por Bárbara Timo (-70 kg).
Neste domingo estiveram ainda em prova Yahima Ramirez (-78 kg), que perdeu (ippon) com a holandesa Ilona Lencassen, e Jorge Barbosa (-100 kg) – o mais creditado para vencer – que perdeu com o italiano Giuliano Lapovachio (ippon).
Entretanto, a ucraniana Daria Bilodid (-48 kg), que representa o Sporting, conquistou a medalha de prata.