Angra do Heroísmo será, em 23 de Junho próximo, o palco das comemorações nacionais do Dia Olímpico, uma iniciativa anual que remonta a 1948 e a que Portugal aderiu desde a primeira hora, tendo sido um dos nove países a fazê-lo desde o seu arranque, através do Comité Olímpico de Portugal (COP).
A celebração do Dia Olímpico não se destina apenas a enaltecer aquele que é, sem dúvida, o maior, mais diversificado e mais participado acontecimento desportivo à escala planetária, onde os atletas buscam a superação física, emocional e desportiva, mas também o espírito, os ideais e os valores do Olimpismo que acrescentam à Excelência, a Amizade e o Respeito.
Todo o imaginário que envolve os Jogos Olímpicos remete não só para os extraordinários feitos desportivos, em que se assinalam novos recordes em todas as modalidades, mas também para o forte simbolismo humanitário dos Jogos da nova era, pós-II Guerra Mundial, bem patentes nos vários símbolos Olímpicos, desde os Anéis Olímpicos, que constam da sua bandeira, representando a união dos continentes e o encontro de atletas do mundo inteiro, passando pelo seu Hino, até à Chama Olímpica, que anuncia os Jogos Olímpicos e transmite uma mensagem de paz e amizade entre os povos.
São estes os valores e ideais que o Município de Angra do Heroísmo quer ver os jovens angrenses a abraçar e que motivaram a candidatura apresentada ao COP para que a celebração nacional se realizasse na primeira cidade portuguesa considerada património mundial.
Esta candidatura realçou o facto de Angra do Heroísmo ser um dos municípios com maior taxa federativa do país e um dos primeiros a ser reconhecido com o galardão de Município Amigo do Desporto.
O presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, explicou a opção: “Escolher Angra do Heroísmo e a Região Autónoma dos Açores para palco das comemorações oficiais do Dia Olímpico em 2019 é homenagear uma parte do território nacional que tem tido um contributo inestimável para o desenvolvimento desportivo de Portugal”.
As comemorações terão início na primeira quinzena de Maio, com actividades lúdicas e desportivas para experimentação de diversas modalidades, que serão levadas a cabo nas EBI de Angra do Heroísmo e dos Biscoitos e nas EBS Tomás de Borba e Jerónimo Emiliano de Andrade. Do programa constam ainda palestras e diversos eventos sociais, pedagógicos e desportivos, entre os quais se destaca a Corrida Olímpica no dia 25 de maio, com início pelas 15h00, no cento histórico de Angra. O programa culminará com a celebração do Dia Olímpico na Praça Velha.
“É para nós motivo de enorme regozijo e satisfação, mas principalmente uma grande honra, que Angra do Heroísmo seja, este ano, a cidade portuguesa onde se assinalará o Dia Olímpico. O facto da celebração do Dia Olímpico ter lugar em plenas Sanjoaninas eleva ainda mais a responsabilidade e o orgulho com que queremos dignificar e promover os ideais olímpicos, não só com os angrenses, mas com todos os que nos visitam durante as nossas festas maiores” – disse, a propósito, o vereador da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Guido Teles.
O evento contará também com o apoio da Direcção Regional do Desporto dos Açores.
Sem dúvida uma excelente escolha para uma cidade e para uma Ilha – a par das restantes ilhas açorianas – que muito tem produzido a nível do desporto e não só!