A Comissão de Atletas Olímpicos (CAO) lançou a Carta do Atleta, documento verdadeiramente pioneiro e que reúne todas as matérias respeitantes ao trajecto desportivo dos atletas, no plano dos direitos e dos deveres, e dispõe da informação mais relevante para uma melhor gestão de carreira.
João Rodrigues, presidente da CAO, fez a apresentação da Carta num evento onde estiveram presentes os atletas olímpicos João Pereira e João Silva (Triatlo); Alexis Santos e Diana Gomes (Natação); Marta Onofre (Atletismo); Pedro Dias (Judo); José Costa e Nuno Barreto (Vela).
Como tópicos, a Carta do Atleta “toca” em temas de fundamental importância para a vida de cada um, nas suas múltiplas facetas, salientando-se:
– Carreira Desportiva
– Contexto Laboral, Direitos de Imagem e Representação
– Carreira Dual
– Apoios Financeiros, Fiscalidade e Proteção Social
– Antidopagem
– Manipulação de Competições
– Pós-carreira Desportiva
– Propriedades Olímpicas e Publicidade nos Jogos Olímpicos
– Informações Jurídicas
– Desporto com Armas
– A Violência, Racismo e Xenofobia no Desporto
– Declaração dos Atletas (Athletes’ Declaration).
O Presidente do COP, José Manuel Constantino, elogiou o trabalho desenvolvido pela CAO, por “nunca abandonar o espírito de missão”, o que vai reflectir-se na composição da Missão aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, onde uma das “responsabilidades institucionais mais relevantes” vai ser atribuída a João Rodrigues.
O presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Pataco, também destacou “o conjunto de iniciativas da CAO”, tendo a publicação da Carta do Atleta permitido ultrapassar um problema sempre apontado: “A informação disponível que não está sistematizada” e que, no caso dos atletas, passa a estar.
Informar para melhor formar o corpo e espirito olímpico de cada atleta por certo que é uma das acções de base com maior impacto junto de cada praticante desportivo.