Ao conquistar a medalha de ouro, Francisco Belo tornou-se no primeiro português a conquistar a medalha de ouro na Taça da Europa de Lançamentos, ao vencer a competição do peso com um ensaio a 20,97, igualando o seu recorde pessoal, imitando o feito alcançado no recente europeu de pista coberta em Glasgow
Com este título inédito, começou bem (este sábado) a competição – que está a realizar-se na cidade de Samorim (Eslováquia) – para as cores nacionais.
Belo impôs-se ao russo (autorizado a lançar como neutro) Maksin Afonin (20,60) e ao luxemburguês Bob Bertemes (20,55), passando a liderar o ranking europeu deste ano, no que é a terceira melhor marca mundial da presente época.
Tsanko Arnaudov terminou em oitavo lugar (19,07), enquanto que, no grupo B, Edujose Lima terminou em sexto lugar (52,89), grupo que Andreas Christou (Chipre) venceu com 54,92.
Décio Andrade concluiu o lançamento do martelo (sub-23) no sexto lugar, com 67,42, que é um novo recorde pessoal para este jovem que estuda nos Estados Unidos. O vencedor foi o ucraniano Myhaylo Kokhan (76,68).
Leandro Ramos foi oitavo classificado no lançamento do dardo (sub-23), que enviou o engenho a 72,63 metros, o seu melhor resultado do ano. O vencedor foi o bielorusso Aliaksei Katsavets (82,45) – a melhor marca mundial do ano.
Este domingo decorrerá a segunda e última jornada.