O Grand Slam de Düsseldorf começou esta sexta feira, com um pódio para Portugal, na categoria feminina -48 kg, Catarina Costa alcançou a medalha de Bronze.
A judoca de Coimbra na sua caminha até ao Bronze começou por uma vitória por ‘wazari’ frente à servia Andrea Stojadinov. Na ronda seguinte, novamente por ‘wazari’, eliminou a chinesa Huanmin Guan.
Seguindo para os Quartos-de-Final, Catarina Costa não conseguiu ultrapassar a Vice-Campeã Mundial Funa Tonaki (nº3 do ranking mundial), perdendo o combate por ‘ippon’ mas avançou para a repescagem, encontrando nesse combate Shira Rishony, 11ª do ranking) por ‘ippon’.
No combate que levava ao pódio, Catarina teve com adversária a “nostra irmã” Laura Martinez Abelenda, a judoca lusa impôs-se com um ‘ippon’ conquistando a Medalha de Bronze para as nossas cores.
Além de Catarina Costa estiveram nos tapetes de Düsseldorf, Maria Siderot (-48 kg) eliminou a chilena Mary Dee Vargas Ley, com um ‘wazari’ marcado em período de ‘ponto de ouro’. Nos Oitavos-de-Final, cedeu perante a sul-coreana Yujeong Kang (nº15 do ranking mundial), por ‘ippon’. Com este resultado, Maria Siderot termina a sua prestação no 9º lugar.
Wilsa Gomes (-57 kg), João Crisóstomo (-66 kg) e André Soares (-66 kg) não conseguiram superar os seus primeiros adversários, a francesa Sarah Cysique, o azeri Orkhan Safarov (Vice-Campeão Mundial em 2017) e o chinês Duanbin Ma, respetivamente.
Telma Monteiro e Mariana Esteves encontravam-se convocadas, mas falharam a competição por motivos de doença.
A prova na cidade alemã de Düsseldorf decorre até domingo, onde estão dos melhores Judocas do Mundo ( 606 ) representando 93 países.