No primeiro dia do European Judo Open Men – Odivelas 2019, no Pavilhão Multiusos de Odivelas o judoca Felipe Cruz (-60 kg) foi o o que alcançou a melhor classificação para Portugal, 7º lugar.
Neste sábado nos tapetes de Odivelas, estiveram 20 judocas portugueses em prova, incluindo o já referido Felipe Cruz.. O judoca luso eliminou os seus dois primeiros oponentes, o húngaro Csaba Szabo e o britânico David Ferguson, por ‘ippon’. Nos quartos-de-final não conseguiu superar o japonês Katsuma Yonemura. Felipe Cruz voltou a ceder na repescagem perante o russo Ivan Dolgikh, terminando num honroso 7º lugar.
Alexandre Silva (-60 kg), André Soares (-66 kg), David Reis (-66 kg) e Henrique Lopes (-73 kg) estiveram em evidência ao alcançarem os Oitavos-de-Final da competição. O quarteto português encerrou a sua prestação nessa fase, ocupando a 9ª posição.
A prova segue este domingo nos tatamis vamos contar com a presença de 18 judocas em representação das cores de Portugal. Os combates têm início às 10h00.
Para Pedro Soares , o treinador da Seleção Nacional os resultados alcançados neste sábado vão de encontro ao esperado, como tinha afirmado na conferência de imprensa de apresentação da prova, “os nossos atletas principais estão a preparar-se para o Grand Slam de Paris e não participaram nesta competição. Alguns dos Atletas cumpriram aquilo que tínhamos definido, que passava por fazerem o maior número de combates possível. O nível da prova é muito elevado. Espero que o dia de amanhã possa ser melhor em número de vitórias, temos de ser pragmáticos e não pensar muito nas medalhas. Tendo em conta o nível dos Atletas e a competitividade da prova, os objetivos estão dentro daquilo que tínhamos planeado.”