Sexta-feira 24 de Novembro de 9369

Fernando Pimenta o mais dourado na Gala dos Campeões da Canoagem, este sábado em Coimbra

FP Canoagem 2018Os melhores momentos do ano, com particular destaque para as conquistas dos atletas lusos em competições internacionais – onde se incluem os títulos mundiais alcançados em águas portuguesas por Fernando Pimenta (Mundial de Velocidade) e por Sérgio Maciel (Mundial de Maratona), – vão ser passados em revista na gala que decorrerá este sábado no Teatro Académico de Gil Vicente (Coimbra).

A entrada é livre mas limitada à lotação do Teatro.

Pelos títulos mundiais conseguidos, Fernando Pimenta e Sérgio Maciel vão ser os galardoados mais importantes, num evento que tem o apoio do Gabinete do Desporto e da própria Universidade de Coimbra, aos quais se juntam quase três centenas de outros canoístas e ainda uma trintena de clubes, campeões nacionais nos vários escalões.

Ao longo da cerimónia, a Federação Portuguesa de Canoagem prestará homenagem a cerca de 30 clubes que integram campeões nacionais de 2018 nas suas fileiras, num total aproximado de 300 atletas. A gala servirá, ainda, para distinguir os canoístas internacionais de 2018, bem como proceder à entrega das distinções de atletas do ano (masculino e feminino), treinador, jovem promessa e equipa.

DR

DR

Em jeito de antevisão da Gala, Vítor Félix, Presidente da Federação, carimbou o ano de 2018 como “inesquecível”, reconhecendo que a gala corresponde à possibilidade de “celebrar a grande festa anual da canoagem”, tendo reforçado que «é uma festa que permite ter a família da canoagem reunida mais uma vez”.

Com “a fasquia cada vez mais elevada”, a canoagem nacional é, segundo o dirigente federativo, “uma modalidade que, ano após ano, se tem superado”, salientou Vítor Félix, tendo adiantado que “temos grandes atletas” e que lembrou “os desafios que se avizinham para o ano que agora teve início, sendo 2019 um ano importantíssimo para a obtenção do apuramento olímpico para a velocidade e para o slalom”.

Recordou ainda que “os feitos alcançados em 2018 foram extremamente importantes mas “os desafios estão sempre a ser renovados, porquanto queremos sempre fazer mais e melhor”.

Recuando no tempo, Vítor Félix salientou que “os dois campeonatos do Mundo organizados em 2018 [Velocidade em Montemor-o-Velho e Maratona em Prado] e a conquista de 16 medalhas em provas internacionais são momentos inesquecíveis”.

Do que não há dúvida.

No plano global do desporto português, a Canoagem foi a modalidade – dentro do quadro das não profissionais (futebol excluído) – que mais evoluiu na conquista de medalhas, a todos os níveis, exceptuando a situação verificada nos Jogos do Rio de Janeiro, um dos momentos menos positivos para a modalidade.

© 9369 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.