Ana Catarina Monteiro e Miguel Nascimento foram os atletas portugueses que mais se destacaram no mundial de natação no decorrer da segunda jornada, esta quarta-feira, na cidade chinesa de Hangzhou.
Ana Monteiro assegurou (de manhã) a presença na final dos 200 mariposa com um máximo de Portugal (2.05,74), numa jornada marcada ainda pelo recorde nacional de Miguel Nascimento nos 200 livres.
A nadadora portuguesa terminou a prova com 2.06,49, o 8.º tempo (4.ª na 3.ª série), superando o seu anterior recorde de Portugal que lhe pertencia desde 15 de abril de 2018 com 2.07,62.
Filiada no Fluvial Vilancondense, Ana melhorou a 8.ª marca obtida nas eliminatórias (2.06,49).
A portuguesa a competir na pista 8 fez uma prova segura acabando por superar na parte final a chinesa Yufei Zhang e a japonesa Não Kobayashi, 7.ª e 8.ª respectivamente.
A vitória foi a húngara Katinka Hosszu com 2.01,60.
Miguel, nadador do Benfica, que na terça-feira batera o recorde nacional dos 100 livres (47,61), no primeiro percurso da estafeta de 4×100 livres, onde também foi batido o máximo nacional, voltou a apresentar-se ao seu melhor nível e superar o máximo de Portugal dos 200 livres com a marca de 1.43,76 minutos, melhorando o anterior registo fixado por Luís Vaz (1.45,25) a 21.12.13 em Felgueiras.
Sobre o êxito alcançado, Ana Monteiro salientou que “a superação marcou o dia. Estou muito feliz só pelo facto de ter participado. Mas tenho de admitir que não estava a 100%. Claro que, o primeiro recorde nacional e um lugar na final e depois o segundo recorde com um sexto lugar na final deixam-me com uma alegria indescritível. Isto porque ponderei não participar por causa de problemas com a adaptação à comida… há cerca de uma semana. Os recordes estavam nos meus planos até porque treino todos os dias com esse objectivo. Estes resultados motivam-me para continuar a traçar os objectivos que são os Jogos Olímpicos. Eu e o meu treinador, Fábio Pereira, temos tudo bem pensado, mas vamos superando um objectivo de cada vez. Ainda vou nadar os 100 mariposa, uma prova muito rápida para mim, e o recorde é o objectivo.”
Miguel Nascimento, ao site da FPN , recordou que “os 200 livres foram um pouco surpreendentes pela positiva. Competi na pista da ponta, o que dificulta a observação dos adversários mais directos. Acabei por gerir a prova por mim e procurar arrancar nos terceiros 50 metros como havia combinado com o meu treinador. Estou muito contente com estes resultados por ser obtido num grande evento internacional. Agora vou descansar para os 50 livres e estafetas. O estágio que realizamos em Macau antes do Mundial foi fundamental porque nos permitiu uma adaptação ao fuso horário que é de oito horas, mas que nos leva ainda a contrariar o relógio biológico.”
Tamila Holub obteve o 12.º tempo nos 800 livres, entre 30 nadadoras, com recorde pessoal (8.29,58) ao vencer a segunda série e Diana Durães foi 13.ª, 5.ª na 4.ª série com 8.30,12.
Esta quinta-feira, Diogo Carvalho e Alexis Santos estarão nos 100 metros estilos; Miguel Nascimento nadará os 50 metros livres; Gabriel Lopes estará nos 50 metros, enquanto Raquel Pereira participará nas primeiras fases dos 100 metros estilos.