Ao vencer (1-0) o Boavista, com um golo de Hernâni marcado aos 90+5’, o F. C. do Porto manteve-se isolado na liderança da Liga NOS, para já à frente do Benfica e do Sporting de Braga porquanto o Sporting só esta segunda-feira, na visita ao Rio Ave, concluirá a 11ª ronda, no fechar do primeiro terço do campeonato.
Embora tivesse supremacia global na partida, os portistas tiveram grandes dificuldades para “abater” o clube da pantera negra, que levou os campeões nacionais até às “últimas” consequências para chegar ao triunfo, o objectivo principal do jogo deste domingo e de todas as semanas.
Nos outros jogos deste domingo, o Aves perdeu em casa com o Nacional por 3-2, numa partida em que os visitantes tiveram sempre em vantagem e deram o “golpe do baú” a sete minutos do fim, quando ficaram com dois golos de vantagem, ainda que permitindo o segundo golo do Aves a apenas dois minutos do final da partida.
Vítor Gonçalves (21’), Camacho (65’) e Róchez (83’) marcaram para o Nacional, enquanto Ponck (32’) e Mama Baldé (88’) assinaram os golos do Desportivo das Aves.
Com esta vitória, o Nacional saltou do 17º posto para 12º, que maior ânimo para o futuro.
Em Portimão, o Portimomense bateu o Tondela (3-2), numa partida em, depois de sofrer o primeiro golo no primeiro minuto de Jogo (Xavier), “galgaram” a fronteira e marcaram por três vezes seguidas: Paulinho (18’), Jackson Martinez (29’) e Nakajima (45+1’). Tomané (62’) apontou o segundo golo dos tondelenses.
Na classificação, o Tondela ficou no grupo dos 15ºs (9 pontos) enquanto os algarvios se manteve no grupo dos 10ºs.
O Vitória de Guimarães logrou um triunfo, pela margem mínima (1-0 marcado por Davidson aos 35’), regressando da visita ao Chaves com três pontos na bagagem e a subida de duas posições (de 7º para 5º).
Como se referiu, resta o Rio Ave-Sporting para fechar esta ronda, um jogo nada fácil para o Sporting (pela categoria e comportamento em campo dos homens do Rio Ave) que terá mais uma prova de fogo a partir das 20h15 desta segunda-feira.