Após o último Grand Slam (Osaka) – no passado fim-de-semana – quatro judocas portugueses cumpriram (máximos e mínimos) os objectivos de se qualificarem para o Master dos Masters, que decorrerá na cidade chinesa de Guangzhou nos dias 15 e 16 de Dezembro próximo.
O que acontece porque conseguiram classificar-se entre os dezasseis primeiros lugares do ranking mundial para poderem entrar nesta alta-roda e, com isso, poderem angariar muito mais pontos nos “combates” para chegarem aos Jogos Olímpicos de Tóqio’2020.
À cabeça está Jorge Fonseca (- 100 kg), que subiu ao 5º lugar (era 6º), seguindo-se Anri Egutidze (-61 kg) que, embora tivesse baixado ao 14º lugar (era 13º), garantiu também a presença.
No lado feminino, Catarina Costa (-48 kg) manteve o 14º lugar (não esteve em Osaka) e Telma Monteiro conseguiu fixar-se na 16ª posição (a última do apuramento) ainda que descendo um lugar (era 15ª).
Recorde-se que Jorge Fonseca conquistou a medalha de bronze em Osaka e que Anri Egutidze obteve um excelente 5º lugar, que confirmou a passagem a esta final das finais.