Com o medalhado olímpico e campeão mundial em pista coberta Rui Silva e o medalhado mundial e tetracampeão europeu de crosse Paulo Guerra a correrem simbolicamente, a 61ª edição do grande prémio do Natal vai para a rua no dia 9 de Dezembro, recheado de atletas do meio fundo luso, ainda que sem as principais figuras, que estarão no europeu de crosse, em Tilburg, na Holanda na véspera.
No lado masculino, os principais favoritos são os triatletas João Pereira, João Silva e Miguel Arraiolos, a par do vencedor do ano passado, Hélder Santos e, ainda, de Hermano Ferreira, Ricardo Ribas, Hugo Correia, José Moreira, Eduardo Mbengani e Paulo Pinheiro (entre outros) a quem se acrescentam os quenianos Daniel Komen (vice-campeão mundial dos 1.500 metros) e Ladan Wanjiku.
No sector feminino, liderança para as também quenianas Mercyline Jeronoh e Naomi Ndolo, que foi segunda nos 10 km de Brunssum, este ano, distância que também correrá em Lisboa.
No lado português, referência para Doroteia Peixoto, Ana Ferreira. Ercília Machado, Sandra Teixeira, Susana Francisco e Melanie Santos (esta última também triatleta), entre outras.
Correndo também por causas sociais, das inscrições dos participantes um euro será destinado à Fundação Portuguesa de Cardiologia para apoio ao combate às doenças cardíacas – que continuam a ser causa da morte de muita gente em Portugal e no mundo, em especial pela obesidade e sedentarismo de milhares de portugueses.
A fundação esteve representada pelo presidente, Duarte Colaço (na foto) a par de Maria Moreira, responsável de Marketing de Águas da Sociedade Central de Cervejas, que aproveitou para anunciar um acordo de patrocínio (três anos) para os eventos que são organizados pelo Maratona Clube de Portugal, sendo que a meia maratona de Portugal (Outubro de 2019) será designada como Luso Meia Maratona de Portugal.
Para a responsável da Sociedade Central de Cervejas, a representante da empresa salientou que “a parceria com o Maratona Clube de Portugal é de extrema importância para a marca Luso e reforça o nosso compromisso na promoção de estilos de vida saudáveis ao longo de várias gerações, porquanto a prática de exercício físico é fundamental para a saúde e bem-estar e. é neste sentido, que pretendemos promover momentos de convívio em família e com amigos”.
Carlos Móia, que continua a tirar “coelhos da cartola” (diga-se, angariação de patrocinadores ainda que em crise para as necessidades), salientou que “esta parceria com a água do Luso é uma demonstração da vitalidade e da importância da prática de desporto e de um estilo de vida saudável” que promovemos através das nossas provas há cerca de trinta anos”.
Ponto alto do encontro com a comunicação social foi a homenagem prestada a mais um dos vencedores do Prémio de Natal, desta vez Rui Silva (foto), que ganhou por duas vezes (1999 e 2003).
Novidade foi a interessante dissertação que António Simões (A Bola) discorreu sobre a história do Prémio do Natal, que teve a primeira edição em 1946, muito por “culpa” do antigo atleta Manuel Dias, que era ardina e passou a ser chefe de vendas quando o jornal A Bola foi fundado (1945) e que foi o organizador com a parceria com o Sporting Clube de Portugal.
O cronista de A Bola, especialista em Atletismo, foi o professor Fernando Ferreira que, mais tarde, desafiou Manuel Luís a criar um jornal “menos futebolizado”, tendo nascido o Record. E veio à luz do dia porque este campeão, que também era vendedor de lotaria, esqueceu-se de devolver à Santa Casa um bilhete, por acaso com o número da sorte grande. Montante que garantiu o nascer do de um “concorrente” jornalístico.
As duas primeiras edições (1946 e 1947, voltando a vencer em 1952) foram ganhas por Filipe Dias, também ardina, e que era padeiro de profissão, o que nos faz recordar Jorge Miguel, que levou as marchadoras Susana Feitor e Inês Henriques, em especial, ao topo mundial e olímpico. Que coincidências!
Posto isto e com a “energia” da EDP e a “água” do Luso a 61º Grande Prémio do Natal aí está para contribuir e promover uma maior actividade física por parte dos cidadãos, no dia 9 de Dezembro próximo.