Joana Diogo (- 48 kg) conquistou a medalha de bronze no Grand Prix Tashkent’2018 (Uzbequistão), competição que reúne 349 atletas (200 masculinos e 149 femininas) em representação de 47 Países.
Joana começou por eliminar Jun-Ying Gao (Taipé), por ‘ippon’. Nos quartos-de-final perdeu com a número 7 do ranking mundial – a sérvia Milica Nikolic – por ippon. A jovem lusa reencontrou o caminho da vitória nas repescagens, derrotando a romena Monica Ungureanu (Bronze no Mundial 2017) por ‘ippon’. No último e derradeiro combate, contra a holandesa Amber Gersjes (Campeã Mundial e Europeia 2017, em Juniores), Joana conseguiu um ‘wazari’ em período de ‘ponto de ouro’, conquistando a Medalha de Bronze.
João Crisóstomo (- 66 kg) eliminou os seus dois primeiros adversários, Almaz Uulu (Quirguistão) e Khojiakbar Olimov (Uzbequistão), por ‘ippon’. Nos quartos-de-final, o português não conseguiu contrariar a superioridade do campeão europeu Adrian Gomboc, da Eslovénia, cedendo por ‘ippon’. Nas repescagens, o campeão asiático de 2016, Altansukh Dovdon superou João Crisóstomo. Com este resultado, o judoca luso terminou a caminhada num honroso 7º lugar.
Maria Siderot (-48 kg) estreou-se com uma vitória por ‘wazari’ perante a campeã asiática de Juniores – Gulnur Muratbaeva, do Uzbequistão. Na ronda seguinte, após um combate equilibrado, a jovem lusa somou o terceiro ‘shido’ em período de ‘ponto de ouro’, cedendo contra a holandesa Amber Gersjes.
Mariana Esteves (- 52 kg) estreou-se com uma vitória contra Fazilat Gulboeva (Tajiquistão), por ippon. Na ronda seguinte não conseguiu evitar o ‘ippon’ da suíça Evelyne Tschopp, terminando a sua caminhada.
A competição regressa este sábado com as categorias -63 kg e -70 kg femininas e -73 kg e -81 kg masculinas. Jorge Fernandes (-73 kg), Nuno Saraiva (-73 kg) e Anri Egutidze (-81 kg) são os representantes lusos em prova. Os primeiros combates começam às 10h00 locais (-5h00 em Portugal Continental).