Quarta-feira 24 de Novembro de 8500

Futsal feminino nas meias-finais dos Jogos Olímpicos da Juventude

Juventude Buenos Aires 2018 mascoteA equipa feminina de Portugal, que se encontra a disputar o torneio de Futsal, confirmou a sua superioridade e garantiu a presença nas meias-finais, depois de bater a congénere dos Camarões por um expressivo 6-0, nos Jogos Olímpicos da Juventude que decorre em Buenos Aires (Argentina).

Entretanto, a formação masculina de Andebol logrou apurar-se para o “main round”.

Portugal voltou a ser claramente superior na terceira jornada da competição de Futsal feminino e somou nova goleada (6-0), desta vez frente aos Camarões. As jovens portuguesas consolidaram a liderança do grupo e têm agora dois dias de descanso pela frente antes de defrontarem o Japão, com a garantia de, para já, terem alcançado um lugar entre as quatro semifinalistas.

Já a selecção nacional masculina de Andebol de praia somou a terceira vitória e apurou-se para a “main round”. Portugal ganhou ao Paraguai 2-0 (24-12 e 23-14) e segurou o 3.º lugar, atrás de Argentina e Croácia, as duas c que lhe impuseram derrotas no total de cinco jogos da fase preliminar.

A abrir a “main round, os jovens portugueses defrontam na quinta-feira a Hungria e a seguir a Tailândia. Na sexta-feira, Portugal joga com a Espanha. Nesta fase da competição, com seis equipas (as três primeiras classificadas de cada grupo), as quatro melhores acederão às meias-finais e à disputa das medalhas.

Beatriz Cardoso, na Ginástica Artística, competiu na disciplina de trave e foi-lhe atribuída a pontuação de 9,766, que correspondeu ao 32.º lugar, terminando assim a sua participação nos Jogos Olímpicos da Juventude.

Alexandra Frazão nadou os 200m livres em 2.09,22 e classificou-se no 31.º lugar da geral.

Na vela (Tecno 293+), João Abreu cumpriu três regatas e caiu para o 18.º posto.

Esta quinta-feira volta à acção Alexandre Montez, medalha de prata no Triatlo, desta vez para participar na prova de estafetas mistas, tal como Inês Rico.

Ana Costa é a primeira representante portuguesa do Atletismo a competir em Buenos Aires.

O programa português para esta quinta-feira é o seguinte:

ANDEBOL DE PRAIA – 11h40 (15h40) Main round – Hungria-Portugal e 16h10 (20h10) Main round – Tailândia-Portugal

ATLETISMO – 17h11 (21h11) – 400m – Ana Costa

NATAÇÃO – 10H11 (14h11) – 800m livres – Filipe Santo; 10h22 (14h22) – 800 m livres – José Lopes

TRIATLO – 11h00 (15h00) Estafetas mistas – Alexandre Montez (integrado na equipa Europa 1)

– Inês Rico (integrada na equipa Europa 6)

VELA – 12h00 (16h00) – Techno 293+ – João Abreu – regatas 5, 10, 11 e 12

Em paralelo com as competições, o Comité Olímpico Internacional (COI) convidou as cidades de Calgary (Canadá), Milão/Cortina d’Ampezzo (Itália) e Estocolmo (Suécia) para assumirem candidaturas à organização dos Jogos Olímpicos de Inverno 2026.

A decisão assinala o início do processo formal simplificado de candidatura, durante o qual as cidades continuarão a trabalhar em estreita colaboração com o COI para desenvolver o melhor plano possível de Jogos, de acordo com a Agenda Olímpica 2020/Nova Norma.

Os candidatos enviarão um único ficheiro de candidatura em Janeiro de 2019, como parte de um processo simplificado que reduz o custo e a complexidade para as cidades.

Por outro lado, o COI divulgou que uma equipa de refugiados vai participar nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

A iniciativa faz parte do compromisso do COI em desempenhar um papel na resolução da crise global de refugiados e trata-se de nova oportunidade para continuar a transmitir a mensagem de solidariedade e esperança a milhões de refugiados e atletas deslocados em todo o Mundo.

A Sessão do COI mandatou a Solidariedade Olímpica para estabelecer as condições de participação e definir o processo de identificação e selecção da equipa, que será anunciada em 2020.

“Num mundo ideal, não precisaríamos de ter uma equipa de refugiados nos Jogos Olímpicos, mas, infelizmente, as razões pelas quais criamos uma equipa olímpica de refugiados antes dos Jogos Olímpicos Rio 2016 continuam a persistir. Faremos o nosso melhor para receber os atletas e dar-lhes uma casa e uma bandeira na Vila Olímpica de Tóquio, com todos os atletas olímpicos de 206 Comités Olímpicos Nacionais”, disse Thomas Bach, presidente do COI.

© 8500 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.