Carolina Ferreira, comum sexto e um oitavo oitavos lugares, foi a melhor portuguesa no primeiro dia dos Jogos Olímpicos da Juventude (versão de Verão), que este domingo se iniciaram na cidade de Buenos Aires (Argentina).
Carolina foi à meia-final da prova de 1.000 metros, onde conseguiu o apuramento para a final, que acabou na 8ª posição.
Melhor ficou ainda na final directa dos 5.000 metros (sistema de eliminação) onde obteve o 6.º
Lugar.
Foram dois resultados de excelente qualidade para esta jovem que, com outras, teve o prémio de tirar uma foto com o presidente do Comité Olímpico Internacional, Thomas Bach.
Inês Rico, por seu lado, obteve o 22.º lugar na final directa de Triatlo.
Com uma entrada demolidora no torneio de Futsal feminino, a selecção portuguesa venceu o Chile por 15-2. Neste primeiro jogo destacou-se Fifó com a marcação de cinco golos. Portugal descansa na segunda-feira, voltando à acção na terça-feira.
Na madrugada de domingo para esta segunda-feira, o par misto de Ginástica Acrobática composto por Madalena Cavilhas e Manuel Candeias, conseguiu o apuramento para a final, ao finalizar a fase de qualificação dos exercícios combinados no 8.º lugar, correspondente às seguintes pontuações: 1.º exercício, 8.º, 25.250; 2.º exercício, 7.º, 27.250; 3.º exercício, 5.º, 26.950; total, 8.º, 79.450, apurado para a final.
Outros resultados do primeiro dia (domingo):
Natação, 400m livres – José Lopes, 15.º, 3.56,10
Natação, 50m bruços – Raquel Pereira, 22.ª, 33,23
Vela, Techno 293+ – João Abreu, regata 1, desqualificado; regata 2, 11.º, regata 3, adiada
Ginástica artística, solo – Beatriz Cardoso, 28.ª, 11.200
Esta segunda-feira, estrearam-se Filipe Santo (Natação), Alexandre Montez (Triatlo), Ruben Tavares (Ginástica de trampolins) e a selecção de Andebol de praia, que no domingo fez um jogo-teste com a Venezuela (1-2).
Dada a diferença horária entre Buenos Aires e Portugal, ainda não são conhecidos, à hora do fecha desta edição, os resultados das provas efectuadas esta segunda-feira.
Sabe-se, no entanto, que a próxima edição (4ª) terá como palco a cidade de Dakar (Senegal) no Verão de 2022, decisão que foi tomada por unanimidade no decorrer da Sessão do Comité Olímpico Internacional.
A candidatura de Dakar 2022 apresentou “um projecto visionário, ambicioso e tecnicamente sólido, que aborda os objectivos de longo prazo do país”, segundo foi defendido na sessão do COI.
O presidente do COI, Thomas Bach, salientou que “África está unida no apoio ao Senegal para sediar os Jogos Olímpicos da Juventude em 2022. Com uma população jovem e paixão pelo desporto, chegou a hora de África, é a hora do Senegal”.