Portugal vai estar em peso no próximo fim-de-semana em mais uma grande competição internacional, o Campeonato do Mundo de Duatlo.
Nesta viagem até Gijon (Espanha), vão 22 atletas entre Juniores (7), Sub23 (4), Elites (3), Paratriatletas (1) e Age-Groups (7)representar as cores nacionais
Lino Barruncho, Medalha Bronze no Europeu de Duatlo em Abril, foi vítima de atropelamento é uma baixa de vulto na prova.
Na Elite, Portugal conta com Sérgio Silva, Luis Almeida e André Guimarães. De entre eles, Sérgio Silva é o atleta que mais atenção atrai. É um dos corredores mais rápidos do pelotão e se resistir ao violento ritmo que se espera venha a marcar o segmento de ciclismo pode engordar um currículo que inclui títulos e medalhas em Campeonatos da Europa e do Mundo nos escalões Júnior, Sub23 e Elite
Na prova Elite masculina o destaque vai para e Javier Gomez, duas vezes Campeão do Mundo de Triatlo, e que aproveita a prova espanhola para desafiar os grandes especialistas mundiais do Duatlo.
Nos Sub-23 Miguel Arraiolos parte como o mais credenciado para obter um resultado de topo, sagrou-se Campeão da Europa no escalão Sub23 em Abril e preparou cuidadosamente este Mundial. Neste escalão participam também José Estrangeiro (já campeão da Europa e Bronze no Mundial de Duatlo Júnior), José Veiga (Campeão Nacional Absoluto) e ainda João Amorim.
As provas dos Elite e dos Sub23 será disputada em simultâneo às 14:45 (locais) de Sábado, dia 24 de Setembro.
Nos femininos cabe à Campeã Nacional de Cadetes, Rita Maria Lopes, representar as cores nacionais. A prova das júnior femininas terá lugar às 8:30 de sábado.
Nos juniores masculinos Hugo Alves é o mais sério candidato aos lugares da frente. Em 2010, mesmo depois de cumprir uma penalização de 15 segundos, foi 5º classificado no Mundial Júnior a escassos segundos do Bronze, e já este ano obteve o Bronze no Europeu de Duatlo disputado na Irlanda. Com ele, estarão Filipe Azevedo (Campeão do Mundo Júnior de Triatlo Cross), Rafael Ribeiro, Ricardo Calado, João Ferreira e Rafael Domingos. Miguel Fernandes, doente não irá viajar para Espanha. A prova dos juniores masculinas realiza-se sábado, às 09:30 locais. O programa de competições de sábado termina com a disputa da prova de Paraduatlo, às 17:45, onde o representante nacional será Pedro Basílio.