Jorge Fonseca (-100 kg) que era a grande cartada portuguesa para este último dia do mundial de judo de Baku (Azerbaijão), acabou também por não corresponder às expectativas geradas e acabou num ainda assim razoável 7º lugar.
Tendo estado isento na primeira ronda, entrou bem na segunda e derrotou (ippon) o checo Michal Horak, seguindo-se novo triunfo, desta vez frente ao ucraniano Anton Savytskiy (ippon), perdendo ao terceiro “round” com o mongolês Otgonbaatar Suren (ippon).
Ainda foi repescado mas voltou a perder (ippon), desta vez com o egípcio Ramadan Dorwish, terminando a prova na sétima posição.
No feminino, Yahima Ramirez (-78 kg) perdeu (ippon) logo no primeiro combate frente à húngara Evelin Salanki.
No mesmo escalão, a jovem (campeã europeia de juniores) Patrícia Sampaio entrou a vencer (ippon) a camaronesa Audrey Njapa, perdendo (ippon) de seguida com a holandesa Marhinde Verkek, que acabou por conquistar a medalha de bronze.
Como balanço final, Catarina Costa foi a melhor lusa, com um 5º lugar na primeira jornada, seguindo-se Jorge Fonseca (7º) e Joana Ramos, Telma Monteiro e Anri Egutidze, todos no 9º posto.
“Lucro” pouco palpável para as cores lusas em função de anteriores participações.