De acordo com a informação veiculada pela Federação Portuguesa de Atletismo, a IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo), decidiu que Pedro Pichardo é elegível para representar Portugal a partir do dia 1 de Agosto de 2019, podendo participar no Europeu de Nações e Mundial desse ano.
Recorde-se que Pedro Pablo Pichardo – que representa o Benfica – adquiriu a nacionalidade portuguesa a 20 de Novembro de 2017.
Pichardo poderá representar Portugal no Campeonato do Mundo de Atletismo de 2019, que tem lugar de 28 de Setembro a 6 de Outubro, em Doha no Qatar – um período nada propício para o normal calendário anual do atletismo, porque entra na época de 2019/2020.
Pelo facto de ter ganho a Liga Diamante – que, por certo, teve influência na decisão ora tomada pela IAAF – Pichardo está qualificado para o referido mundial sem ter necessidade de fazer os mínimos que venham a ser determinados para pode entrar na competição
Pichardo, registe-se é o líder mundial do triplo salto, com 17.95 metros, marca que também é recorde de Portugal da disciplina.