Terça-feira 23 de Novembro de 1858

Francisco Campos venceu em Abrantes na Volta do Futuro

 Foto PODIUM / Paulo Maria

Foto PODIUM / Paulo Maria

Com Venceslau Fernandes (filho) a manter a camisola amarela, Francisco Campos (Miranda-Mortágua) venceu, ao sprint, a terceira etapa da 26ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros que ligou, esta sexta-feira, Arganil a Abrantes.

Campos (21 anos) triunfou como mais gosta numa chegada ligeiramente inclinada, como referiu, ao afirmar que “comecei a perceber que o meu forte eram as chegadas em subida e esta era perfeita para mim. Comemorei com muita garra porque há mais de um ano que não vencia nada e é muito bom estar de volta às vitórias!”, desabafou o corredor natural de Penafiel que não esqueceu a equipa na hora da glória. “Sinto que demos uma demonstração muito segura que estamos na luta” – salientou ainda.

Venceslau Fernandes  (Liberty Seguros/Carglass) foi terceiro na tirada e mantém a camisola amarela ganhando mais alguns segundos para os adversários devido a cortes de tempo no pelotão.

Venceslau lidera com Hugo Nunes (Miranda-Mortágua) agora a oito segundos e João Barbosa (Fortunna/Maia) a 24.

“A partir do momento em que vesti a Camisola Amarela o meu foco passou a ser apenas mantê-la”, admitiu Venceslau na véspera da etapa dupla deste sábado que tem um contra-relógio que não o favorece. “Não é a minha especialidade, mas nunca andei de amarelo numa prova tão importante quanto esta e estou muito motivado para além de ser um orgulho enorme liderar esta competição”, concluiu.

À porta do fim de semana, o pelotão de Sub 23 não perdeu tempo e logo ao quilómetro quatro, depois da saída de Arganil, juntou-se na frente um grupo de cinco corredores que se desfez na primeira contagem de montanha na zona da Pampilhosa da Serra (24,8KM) onde esteve Venceslau Fernandes a defender e a reforçar a liderança do Prémio da Montanha, Camisola Castanha Delta Cafés, sendo já o virtual vencedor dessa classificação.

Os ataques e contra-ataques iniciais eram o presságio para toda a etapa com inúmeros corredores a passarem pelos grupos da frente, mas a faltarem pouco mais de 15 quilómetros para a chegada o bloco estava já compacto. Foi a escassos metros do risco de meta, após 151,5 quilómetros, que Francisco Campos atacou para deixar marca nesta Volta a Portugal do Futuro. Em Abrantes, Venceslau Fernandes, para alem de liderar a prova e ser virtual vencedor da Montanha, está também na frente da classificação por Pontos, a Camisola Preta KIA. O espanhol AnderdelCastaño (Froiz) mantém a Camisola Laranja KTM da Juventude.

O penúltimo dia de competição – este sábado – será composto por duas etapas. A da manhã, com quase 80 quilómetros, partirá de Abrantes para Castelo de Vide. No período da tarde, na quinta etapa, será feito o contra-relógio individual curto de 8,4 km na vila alentejana, exactamente no percurso utilizado já este ano na Volta ao Alentejo e que passará junto à Ermida de Sra. da Penha na Serra de São Paulo, sobranceira a Castelo de Vide. Técnico, duro e intenso. Será assim o exercício de luta contra o cronómetro que muitos acreditam pode ajudar definitivamente a encontrar o vencedor da 26ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros.

São patrocinadores: Liberty Seguros, KIA, Delta Cafés, KTM, RTP, Vitalis, Glassdrive, Raposeira, GSPORT, Shimano, Festina, 4XP byDietSport, Antena 1, JN, Festival Bike Portugal e Infra-estruturas de Portugal.

© 1858 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.