Como “filho de peixe sabe nadar” – como diz o ditado – Venceslau Fernandes, filho do outro mais velho (vencedor da Volta a Portugal em 1984 e também de uma Volta a Angola, nos anos 70), venceu, esta quinta-feira, a 2ª etapa da 26ª Volta a Portugal do Futuro que terminou com a subida ao difícil Monte do Colcurinho, a 1235 metros de altitude, na linha divisória entre o concelho de Oliveira do Hospital e Arganil.
Com 22 anos de idade – e irmão da medalhada olímpica Vanessa Fernandes – representando a equipa Liberty Seguros–Carglass, Venceslau passou a ser o novo Camisola Amarela Liberty Seguros depois de arrancar para o triunfo a 150 metros da chegada, ultrapassando Hugo Nunes (Miranda-Mortágua) que seria segundo a 3 segundos.
“Sabia que era uma etapa que me assentava bem e vencer era o objectivo, um grande sonho, mas não acreditava que ia conseguir”, salientou Venceslau no final que, com a experiência do pai e da irmã, fez antecipadamente o reconhecimento da subida.
Os ciclistas em prova partiram de Oliveira do Hospital para percorrer uma distância de 136 quilómetros, mas incluiu três contagens de montanha – de primeira, segunda e terceira categoria – que contribuíram para a definição do desfecho de uma jornada gloriosa.
Venceslau Fernandes, muito activo durante toda a etapa, integrou ao quilómetro 55 um grupo de nove fugitivos onde também estava Hugo Nunes. João Barbosa (Fortunna-Maia) que seria o terceiro classificado a 15 segundos, chegou à frente da corrida já na subida final. Com o decorrer dos quilómetros e no início da dificílima subida final, já o grupo estava desfeito.
O basco Oier Echevarria (Baqué/Ideus) chegou 1 minuto e 2 segundos depois do vencedor da etapa e perdeu a liderança da prova conservando, ainda assim, a Camisola Preta dos Pontos KIA.
Ao ser o “Homem do Dia”, Venceslau Fernandes passou a liderar também a classificação da Montanha simbolizada na Camisola Castanha Delta Cafés e Ander del Castaño (Froiz) é o novo líder da Juventude envergando a Camisola Laranja KTM.
Esta sexta-feira, correr-se-á a terceira etapa, entre Arganil e Abrantes, com 151,5 km que vão “brindar” o pelotão com um percurso ainda mais montanhoso.
São quatro Prémios de Montanha e três Metas Volantes que abrem caminho pelo centro do território continental. A chegada em Abrantes verificar-se-á na Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro quando forem cerca de 15h30.
Depois de uma fantástica jornada de ciclismo, concluída num futuro cenário de final de etapa da Volta a Portugal, que levou muitos espectadores à beira da estrada e mesmo ao alto do Monte Colcurinho, junto ao Santuário de Nª Sra. das Necessidades, por certo que esta terceira etapa vai mais vida à competição.
São patrocinadores: Liberty Seguros, KIA, Delta Cafés, KTM, RTP, Vitalis, Glassdrive, Raposeira, GSPORT, Shimano, Festina, 4XP byDietSport, Antena 1, JN, Festival Bike Portugal e Infra-estruturas de Portugal.