Inicialmente agendada para o mês de Maio a etapa de Yokohama do Campeonato do Mundo de Triatlo foi adiada à conta do sismo de grande magnitude que afectou o Japão, e mais concretamente a região de Tokyo, naquele mês.
Fruto da catástrofe a International Triathlon Union foi forçada a adiar a prova para 19 de Setembro, uma semana depois de terem sido atribuídos em Pequim os títulos mundiais 2011.
Desta forma a prova vai atribuir, desde já, pontos para o Campeonato do Mundo de Triatlo 2012 mas, por outro lado, e apesar de estarmos já em pleno segundo período de qualificação, atribui pontos para o primeiro período (que vigorava aquando da data inicial da prova) do Ranking de Qualificação Olímpica.
Neste contexto, a prova reveste-se de um interesse estratégico para os atletas que procuram somar pontos para um período que terminou em 31 de Maio passado, como é o caso de Vanessa Fernandes, e permitindo a outros a possibilidade de se colocarem já em posição de disputar o Mundial 2012, como será o caso de João Pereira e João Silva.