Sábado 23 de Novembro de 2024

Primeiro dia do Judo em Budapeste para “pensar”

judo portugal 2014Dos seis portugueses em prova, esta sexta-feira, no Grand Prix de Budapeste, apenas um venceu dois combates (João Crisóstomo), enquanto Catarina Costa e Sergiu Oleinic conseguiram uma vitória.

Sem vitórias para outros três (Joana Diogo, Mariana Esteves) e, em especial, Telma Monteiro, porquanto não tem conseguido “retornar” ao top como tinha habituado os seus milhares de admiradores, amigos e familiares.

No combate desta sexta-feira, ante a austríaca Sabrina Filzmoser (com quem perdeu por ippon), ficou-se com a imagem de alguma apatia, com pouca reacção, situação que o Gabinete Olímpico do Benfica, Comité Olímpico de Portugal e a própria Federação de Judo, deverão estar a analisar, atendendo ao facto de a judoca (- 57 kg) ter sido sujeita a uma intervenção cirúrgica este ano.

Se do ponto de vista físico os resultados não estão a surgir, por certo que a situação se deverá a um estado psíquico não compatível com a força que a campeã deseja ter.

João Crisóstomo (-66 kg) venceu Auguste Daga (Benin) por ippon, afastou ainda o russo Anzaur Ardamov (waza-ari), mas perdeu de seguida para o moldavo Denis Vieru, ainda por ippon.

Na mesma categoria, Sérgiu Oleinic derrotou o checo Pavel Petrika (ippon) e foi vencido pelo georgiano Tornike Nagliashvili (ippon)

Catarina Costa (- 48 kg) venceu a romena Monica Ingureanu (waza-ari) e foi derrotada pela kosovar Distria Krasniqi (ippon).

Ainda nesta categoria, Joana Diogo foi afastada pela belga Anne Sophie Jura (ippon).

Mariana Esteves (- 52 kg) perdeu com a italiana Giulia Pierucci (ippon) e por aí se ficou.

Na competição estão inscritos 576 Atletas (345 masculinos e 231 femininos) em representação de 86 países.

Os combates regressam este sábado, às 10h00 locais (-1h00 em Portugal Continental), com Jorge Fernandes (-73 kg), Nuno Saraiva (-73 kg) e Anri Egutidze (-81 kg).

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.