Sexta-feira 29 de Novembro de 2024

Portugueses na abertura do atletismo no Euro Berlim’2018

csm_TrioCloseklein_dfdd40a2d8Seis atletas portugueses (dos 34 que completam a equipa nacional), iniciam esta segunda-feira a 23ª participação no Campeonato da Europa de Atletismo, evento que, integrante dos Europeus Polidesportivos, que se efectuam pela primeira vez com sete modalidades diferentes, numa iniciativa da EBU, a União Europeia de Broadcasting, como que substituindo os Jogos Europeus que não tiveram êxito há quatro anos.

Carlos Nascimento, Yazaldes Nascimento e José Pedro Lopes tomam parte na primeira ronda eliminatória dos 100 metros (15h05 em Lisboa), seguindo-se Diogo Mestre (16h05) também na ronda 1 dos 400 metros barreiras, o mesmo sucedendo a Lorene Bazolo, nos 100 metros (16h45) e Tsanko Arnaudov e Francisco Belo (16h35) no lançamento do peso, provas que serão transmitidas em directo pela RTP2 até ao dia 12.

Nos europeus de 2016, Portugal conquistou cinco medalhas, com o ouro a sorrir a Patrícia Mamona (triplo salto) e Sara Moreira (Meia-Maratona), enquanto Dulce Félix Foi prata nos 10.000 metros e Jéssica Augusto e Tsanko Arnaudov chegaram ao bronze, respectivamente na meia-maratona e no peso.

Enquanto nas corridas o apuramento para as finais será feito em três fases, nos lançamentos os melhores 12 ficarão automaticamente apurados para a final, Daí a necessidade de uma maior concentração.

De acordo com a Associação Europeia de Atletismo (EAA), espera-se casa cheia no Estádio Olímpico, considerando que a venda de bilhetes foi operacionalizada com firmeza, porquanto nos primeiros dias de abertura das bilheteiras “voaram” mais de 250 mil tickets para o evento, que é o mais importante que a Alemanha organiza em 2018.

Uma das principais inovações do Campeonato Europeu de Atletismo deste ano é a European Mile na Breitscheidplatz, na área City-West de Berlim.

Konstantin Krause, director da European Mile, comentou que “o atletismo está a dar passos inovadores, sendo importante levar asa cerimónias de entrega de prémios terão com fanfarras personalizadas, hinos nacionais cantados “à capela” – ante a presença de três mil pessoas – na arena na Breitscheidplatz, que criarão uma atmosfera muito especial que nunca foi experimentada antes”

EuropeuAtlet_Mascote2018Como curiosidades:

- O Campeonato Europeu de Atletismo de Berlim faz parte do primeiro Campeonato Europeu multidesportivo, juntamente com os co-anfitriões Glasgow;

- Será uma experiência obrigatória e que eleva o estatuto dos Campeões Europeus, unindo os Campeonatos Europeus existentes para celebrar a maior honra no desporto europeu e celebrando os momentos decisivos que criam os Campeões.

- É o maior evento multidesportivo do continente, uma celebração de 11 dias do desporto europeu organizada a cada quatro anos;

- Sete dos principais desportos da Europa (atletismo, desportos aquáticos, remo, golfe, ciclismo, ginástica, e triathlon serão reunidos para a primeira edição.

- O Campeonato Europeu de Atletismo em Berlim será realizado de 7 a 12 de agosto. Os seis outros desportos serão realizados em Glasgow, de 2 a 12 de agosto.

- 4500 atletas e 52 nações competirão nos sete desportes.

- Potencial audiência de TV de mais de um bilhão, com milhões em múltiplas plataformas digitais.

Mais de meio milhão de espectadores esperados.

Esperemos que seja mais um espectáculo inolvidável para todos os atletas portugueses, que poderão surpreender muita gente.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.