A missão portuguesa aos XI Jogos Desportivos da CPLP, realizados em São Tomé e Príncipe, foram os vencedores no âmbito colectivo, porquanto conquistaram mais duas medalhas do que Moçambique, o que reflecte o bom trabalho que se está a operacionalizar nos países africanos de expressão portuguesa.
Portugal somou 25 medalhas, sendo 12 de ouro (atletismo 8 e taekwondo 4), 8 de prata (atletismo 7 e voleibol 1) e 5 de bronze (atletismo 3; voleibol 1 e basquetebol 1).
Moçambique ficou apenas com menos duas (23, 12 de ouro), seguindo-se o país anfitrião dos Jogos, São Tomé e Príncipe, com 21 medalhas (1 de ouro).
Os XI Jogos Desportivos da CPLP, realizaram-se pela primeira vez em São Tomé e Príncipe e contaram com a presença de mais sete países de expressão portuguesa, como Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal e Timor Leste.
Estes Jogos são destinados a jovens atletas até aos 16 anos e têm como objectivo o reforço da solidariedade entre os países membros da comunidade, assim como a promoção do espírito de fair-play, tendo sido atribuídos os “Prémio Ética Desportiva”, que pretendeu enaltecer os gestos e comportamentos correctos da ética desportiva, distinção que foi entregue a Timor Leste.
Patrice Trovoada, Primeiro-Ministro de São Tomé e Príncipe e novo presidente da Conferência de Ministros da Juventude e Desporto da CPLP, salientou, na cerimónia de encerramento, “continuar o espaço que Portugal assumiu nos dois últimos anos”, que considerou uma “presidência memorável”, propondo-se “trabalhar para o desenvolvimento do desporto, mas sobretudo para que a nossa juventude possa crescer cada vez mais e em melhores condições”.
João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e Desporto e em representação da então presidência portuguesa, fez um balanço positivo do acontecimento, tendo também salientado que “tivemos o privilégio de acompanhar os esforços do governo de São Tomé para organizar com sucesso este evento e fizemos o que estava ao nosso alcance para auxiliar nesta organização, estando convencido que valeu a pena”.
A próxima edição dos Jogos Desportivos da CPLP terão lugar em Timor Leste, em 2020.