No último dia dos IV Jogos Europeus Universitários, Portugal averbou ainda mais duas medalhas (prata e bronze) numa despedida em beleza e que fica para a história do desporto universitário português como um facto único, ao que se acrescenta a excelente organização em Portugal, com Coimbra a servir de “lição” e “tradição” do que se faz de melhor no país.
A Universidade do Minho esteve a um passo de chegar ao ouro na competição de Futsal mas acabou com a prata, num excelente segundo lugar, perdendo o ouro para a Universidade de Málaga, que venceu por 6-5 depois de 2-1 ao intervalo., um resultado definido num ou noutro pormenor que bafejou os espanhóis em vez dos portugueses.
E a segunda medalha (bronze) alcançada nesta modalidade foi da responsabilidade da Universidade de Coimbra que venceu (2-1) a Universidade Ivane Javakhishvili Tbilisi (Geórgia), que soube tornear os obstáculos para chegar à segunda medalha numa mesma modalidade.
A competição feminina foi ganha pela Universidade de Alicante que bateu (7-6) a congénere da U. Politécnica de Moscovo (Rússia), com a U. de Jagiellonian (Polónia) a chegar ao bronze.
No Futebol (feminino), a campeã foi a equipa russa da Universidade Federal da Sibéria, que venceu (5-4 nas grandes penalidades, depois de um empate a um golo no tempo regulamentar) a Universidade de Montpellier (França), com o bronze a ser conquistado pela Universidade de Frankfurt (Alemanha) que também venceu (3-2) por grandes penalidades, depois de um zero-zero no final do jogo.
No masculino, o título foi conquistado pela Universidade de Split (Croácia) ao vencer (1-0) a Academia de Educação Física (Rússia). A medalha de bronze foi alcançada pela Universidade de Kyei (Ucrânia), que derrotou a Universidade de Vechta (Alemanha) por grandes penalidades (3-2), depois de um 0-0 no final do tempo regulamentar.
No Basquetebol (masculino) o ouro foi conquistado pela Universidade de Bolonha, que derrotou (92-75) a Universidade de Beykent, enquanto o bronze chegou à Universidade Tecnológica de Tallinn (Estónia), que ganhou (81-75) a Eslovénia.
No feminino, a Universidade de Viena (Áustria) venceu (63-53) a Universidade de Tolouse Jean James (França), enquanto o bronze foi para a de Estrasburgo, que derrotou (67-47) a Universidade de Valência (Espanha).
No medalheiro final, a Grã-Bretanha chamou a si o título de mais medalhada, com um total de 23 (9 de ouro, oito de prata e 6 de bronze), à frente da Alemanha, com 32 (8-12-12) e do “metediço” Portugal que conquistou 15 medalhas (7 de ouro, quatro de prata e quatro de bronze), à frente da França, com 30 (6-12-12) e da Polónia, com 17 (5-5-7), entre trinta países que preencheram a lista dos medalhados.
Um ano de ouro para o Desporto Universitário que, depois do êxito nas Universíadas de Verão, voltaram a colocar Portugal no topo mundial.