Quarta-feira 27 de Novembro de 2024

Mundial de velocidade de canoagem e paracanoagem em Portugal

A trinta dias do início de mas uma edição do Mundial de canoagem, na vertente de velocidade, o Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho vai começar a aprontar-se – depois das competições em curso dos Jogos Europeus Universitários – para receber uma mão cheia de medalhados olímpicos, mundiais e europeus, o que torna este evento um dos melhores que se realizam em termos universais.

Tanto mais porque se iniciou o processo de selecção para os Jogos Olímpicos de Tóquio’2020, onde Portugal (e os demais países) pretendem apresentar-se ao melhor nível, isto é, com os mais apetrechados a pagaiar desde já para chegar ao pódio.

Cinco dias de competição, 80 países, 1.500 participantes, 30 campeões do CanoaMundial2018-23-7-18Mundo e 12 paracampeões, são números suficientemente motivadores para que o público possa responder presente à chamada do mundo da canoagem e deslocar-se ao citado Centro de Alto de Rendimento de Montemor-o-Velho, que reúne condições de alta qualidade (certificada mundialmente) para uma semana como que “olímpica” num local aprazível e em que é preciso apoiar os nossos representantes.

De 22 a 26 de Agosto as grandes estrelas da canoagem e paracanoagem (estes os atletas portadores de deficiência) vao estar em Portugal para também apresentarem a sua classe e voltar a justificar porque são dos melhores do mundo, aliás um facto que é corrente em Portugal e nesta modalidade, recorrente em operacionalizar eventos de alto gabarito.

O cartaz que se apresenta representa a contagem decrescente para o dia 22 de Agosto, onde a figura de Fernando Pimenta, o mais medalhado canoísta luso, surgente bem centrada e dá o mote para que muitos cidadãos possam estar em Montemor-o-Velho, com preços acessíveis para todos (de 3 a 6 euros), cujo montante final será entregue aos Bombeiros Voluntários locais para reforçar a frota de viaturas de combate aos incêndios e a outras intempéries que possam surgir a cada momento.

A cerimónia de abertura está agendada para o dia 21 de Agosto (20h30) no Castelo de Montemor-o-Velho, para onde está prometido um espectáculo para ficar na memória de todos os que se deslocarem ao ex-libris da vila para assistir à “pagaiada de arranque” do Mundial.

Portugal está nas “bocas” do mundo da canoagem e tem tudo para confirmar, em pista, as credenciais exibidas nos últimos anos.

A qualidade da equipa nacional, complementada com muito trabalho, permite acreditar em resultados de excelência, mas é preciso perceber que os melhores do Mundo vão estar em Montemor-o-Velho.

Uma coisa é certa: vai haver espectáculo.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.