Iniciam-se este sábado os XI Jogos Desportivos da CPLP, que decorrem até ao dia 28 deste mês, que englobam competições das modalidades de atletismo, basquetebol 3×3, futebol, taekwondo e voleibol de praia, numa versão “curta” considerando a situação que se verifica neste país de língua portuguesa no que se refere a infra-estruturas, nomeadamente desportivas.
Com um máximo de 78 participantes por Estado membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), as autoridades de São Tomé e Príncipe vão acolher mais de 690 pessoas, entre atletas, juízes, apoio médico e demais delegações, como técnicos e dirigentes, vindos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial (pela primeira vez), Moçambique, Portugal e Timor-Leste.
Os Jogos Desportivos da CPLP têm como objectivo o reforço da solidariedade entre os cidadãos dos países da Comunidade, sendo que se estima que vão deixar ainda um legado de reabilitação de algumas infra-estruturas desportivas e escolares, para além de contribuir para a organização do associativismo desportivo, o aumento do fluxo do turismo e a resolução de questões de sanidade pública na capital santomense.
A última edição foi realizada em Julho de 2016 na cidade da Praia, em Cabo Verde, enquanto os Jogos tiveram início em Setembro de 1992, em Lisboa, efectuando-se de dois em dois anos.
Para este sábado estão marcadas competições de Atletismo (masculino e feminino), Basquetebol (3×3), Futebol, Taekwondo (masculino e feminino) e Voleibol de Praia (masculino e feminino).
Os praticantes presentes neste evento pertencem ao escalão de sub16 anos (juvenis).