Pedro Pablo Pichardo (Benfica) voltou a vencer mais um “duelo” com o rival Nélson Évora (Sporting) no decorrer do super-meeting (pela excelência dos resultados verificados) esta sexta-feira realizado no Mónaco.
Pichardo chegou aos 17,67 (continua líder mundial com 17,95, recorde nacional), e foi segundo no triunfo do norte-americano Christian Taylor (17,86), enquanto Nélson validou apenas o terceiro salto a 16,24 (8º e último), continuando a demonstrar que está irregular de prova para prova.
Nos resultados de “luxo”, encontram-se os 2,40 alcançado pelo atleta russo-limpo Danil Lysenko no salto em altura, a melhor marca mundial do ano, recorde do meeting e recorde pessoal, para além da queniana Beatrice Chepkoech, com 8.44,32 nos 3.000 metros obstáculos, o melhor registo mundial deste ano e um recorde pessoal por quase quinze segundos.
Destaque ainda para o marroquino Soufiane El Bakkali, que passou a liderar o ranking dos 3.000 metros obstáculos nesta época, que correu em 7.58,15 e bateu o seu recorde pessoal (8.04,83) e para a atleta Shaunae Miller-Vibo, que se tornou a melhor do mundo em 2018, bate o recorde do meeting, do seu país e pessoal na prova dos 400 metros, com 48,97 (tinha 49,44).
Este fim-de-semana o destaque vai para o Campeonato Nacional de Equipas, que tem lugar no Estádio 1º de Maio em Braga, inserido na Cidade Europeia do Desporto.
O despique Sporting-Benfica volta a “aguçar” o apetite nos dois sectores (masculino e feminino), pelo que poderão ser duas tardes “quentes”.
Em simultâneo efectuam-se também os campeonatos das II e III Divisões.