Fernando Gomes visitou o complexo desportivo do Estádio Universitário, em Coimbra, para inaugurar o novo campo sintético de futebol.
O ex-atleta de basquete falou sobre a importância da actividade física na formação de jovens e descreveu-a como uma ferramenta fundamental para o crescimento pessoal, principalmente quando conjugada com a vida académica.
O futebol é uma das treze modalidades que integram Os Jogos Europeus Universitários, cuja competição se iniciará no domingo.
Entretanto, completaram-se os vários torneios em Badminton, tendo Lilian Yang (Universidade de Nottingham (Reino Unido), ganho a primeira medalha de ouro do dia, esta quinta-feira, ao derrotar Rosy Pancarasi (Universidade de Estrasburgo (FRA), por 2-0, em singulares. As medalhas de bronze foram Maryna Ilynska (Universidade Técnica Nacional do Instituto Politécnico de Kharkiv (UKR) e Vladyslava Lisna da mesma universidade.
A Universidade de Bordeaux (FRA), representada por Valentin Singer, conquistou o primeiro lugar em nos singulares masculinos, depois de vencer Yusuf Bay, da Universidade de Uludag (Turquia). O terceiro lugar do pódio foi ocupado por Marc Laporte, também de Bordeaux e Oleksandr Shmundiak, do Instituto Politécnico da Universidade Técnica Nacional Kharkiv.
Nas duplas femininas, a Universidade Técnica Nacional do Instituto Politécnico de Kharkiv ganhou o ouro vencendo a Universidade de Duisburg-Essen (Alemanha) por 2-0. As medalhas de bronze foram para a Universidade de Zagreb (Croácia) e a Universidade de Nijmegen (Holanda).
Em duplas mistas, a Universidade de Lobachevsky (Rússia) ganhou frente à Universidade de Nottingham por 2-0, enquanto as medalhas de bronze foram para a Universidade de Estrasburgo (França) com dois duplos.
Por último nos pares-homens, a Universidade de Strasbourg (França) esteve no centro das duas equipas na final, com Baures / Gangloff vencendo por 2-0 contra Laemmel / Martinez, enquanto os bronzes foram para a Universidade Católica de Leuven (BEL) e a Universidade de Berna (Suíça).
Nas finais de Andebol (feminino), a U. de Aix-Marseille (França) conquistouo outo ao derrotar (27-17) a congénere da Holanda, enquanto o bronze foi para a U. de Belgrado (Sérvia).
No masculino, o ouro foi para as mãos dos atletas da U. Bochum (Alemanha), que venceu (25-19) a U. Aix-Marseille (França), com o bronze a ficar na posse da U. The Stefan Cel Mare Suceava.
Nesta sexta-feira jogar-se-ão apenas as finais de ténis e de Voleibol,
Quatro Universidades portuguesas estão no rol do Voleibol, com a U. Porto (no feminino) a jogar para o 13º lugar, a U. Coimbra a jogar para o 15º posto e a U. Minho a jogar para o 9º lugar. No masculino estará a U. Porto para tentar chegar ao 9º posto também.
No quadro das medalhas, após o sexto dia de competições, a U. de Reding (G. Bretanha) comanda com duas de ouro, três de prata e uma de bronze, à frente da U. Estrasburgo (França), com 2-2-1 e da U. de Tecnologia de Delft (Holanda) com o mesmo número.
A Universidade do Porto está no 6º lugar, com duas medalhas de ouro, estando uns lugares mais abaixo a U. de Coimbra, com 1 de ouro e outra de bronze.