Cerca de 4.500 atletas, provenientes de mais de trezentas universidades de quarenta países europeus vão desfilar por Coimbra, entre domingo e dia 28 deste mês, cidade que será a capital dos Jogos Europeus Universitários, na sua quarta edição.
Competições em treze modalidades marcam o maior evento europeu do Desporto Universitário graças à parceria constituída entre a Universidade de Coimbra, a Federação Académica do Desporto Universitário, a Associação Académica de Coimbra e a Câmara Municipal da cidade coimbrã.
Este evento foi criado em 2012, tendo como palco a cidade de Córdoba (Espanha), depois Roterdão (Holanda), seguindo-se (2014) Zagreb e Rijeka, na Croácia e, em 2016 e, agora, em Coimbra.
A próxima edição (2020) foi atribuída à cidade de Belgrado (Sérvia).
Dos 4.500 participantes, pelo menos cinquenta integram a equipa portuguesa que vai tomar parte (em representação da FADU), podendo não estar presentes alguns dos melhores especialistas portugueses, em especial no atletismo, porquanto depois dos Jogos do Mediterrâneo (passada semana) segue-se (21 e 22 deste mês) a “peleja” entre o Benfica e o Sporting para disputa do título de campeã nacional (masculino e feminino) em pista ao ar livre.
Canoagem, Remo (CAR de Montemor-o-Velho), enquanto os torneios de andebol, badminton, basquetebol, futebol, futsal, judo, râguebi, ténis de mesa, ténis de mesa adaptado, ténis e voleibol, estarão no centro nevrálgico, que é o Estádio Universitário de Coimbra e outros equipamentos desportivos da cidade.
Sem dúvida uma manifestação de cariz desportivo mas que tem muito de social.