Sábado 05 de Abril de 2025

Ramalho conquistou sexto título europeu de canoagem

José Ramalho é a prova provada de que “quanto mais “velho” melhor” – como o vinho do Porto, porquanto voltou a fazer história na canoagem e no desporto português ao ganhar o penta campeonato da europa, de forma consecutiva, na categoria de maratona.

JoséRamalho-8-7-18É obra – quiçá inédita no desporto nacional (o mais próximo que se recorda é o atleta Paulo Guerra, que se sagrou tetra campeão europeu em cross) a “teimosia” de José Ramalho ganhar nos últimos cinco anos este título, o que faz pela sexta vez ainda que com interregno em relação ao primeiro, alcançado em 2011.

Com 35 anos de idade, Ramalho renova todos os anos os “votos” de ser campeão europeu e está a preparar-se para obter a coroa de glória, que será tentar ganhar a medalha de ouro no Campeonato do Mundo que está marcado para Vila Verde (em Portugal, como é evidente) em Setembro próximo.

Os 35 anos não “pesam” e depois da prata e do bronze em mundiais anteriores só falta o ouro, para reconfirmar que é o mais completo nesta disciplina da maratona (K 1).

Ramalho cumpriu a prova no tempo de 2.05.92, deixando atrás de si os húngaros Adrián Boros (a 13 segundos) e Krisztián Máthé (a 14 segundos).

Na prova de K2, fazendo dupla com Ricardo Carvalho, José Ramalho esteve à beira do pódio mas “finou-se” pelo quarto lugar, com 1.57.32,94, a pouco mais de um segundo do bronze. O triunfo pertenceu ao par formado pelos húngaros Adrián Boros e László Solti, com o tempo de 1.54.46,36.

Em evidência esteve ainda Rui Lacerda, que conquistou a medalha de prata na prova de C1.

Nos mais jovens também houve medalhas.

Sérgio Maciel alcançou o bronze na prova de C1 na categoria de sub-23 e a dupla Leonardo Vicente/Rodrigo Amaral conquistaram a prata na classe de C2.

As competições decorreram na cidade croata de Metkovic.

Uma vez mais, a Canoagem “mostra” como se passa uma época desportiva a ganhar medalhas atrás de medalhas.

© 2025 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.