A Faculdade de Motricidade Humana vai levar a efeito no dia 11 (quarta-feira) deste mês uma conferência-debate que preencherá todo o dia e onde se irá debater o Desenvolvimento Desportivo de Praticantes a Longo Prazo – Etapas de Desenvolvimento.
José Alves Diniz, Presidente da Faculdade, acompanhando por Luís Bettencourt Sardinha (FMH) e o medalhado olímpico Nuno Delgado, presidente da Escola de Judo como seu nome, usarão da palavra para dar as boas vindas e fornecer algumas pistas sobre a temática a desenvolver.
O primeiro a estar em cima da mesa (9h45) reporta-se à preparação desportiva a longo prazo no que se refere à natação, abordada por Mário Costa, seguindo-se o caso do Judo com a intervenção de Francisco Silva (10h30).
Após um breve intervalo, o tema será o treino do jovem atleta: o ambiente de treino e os objectivos para uma carreira de médio e longo prazo a cargo (11h30) de Manuel João Silva, da Universidade de Coimbra,
As etapas de formação do jogador de futsal (12h15), terá como orador o seleccionador nacional da modalidade, Jorge Braz, a que se seguirá o almoço.
A abrir a sessão da tarde (14h30), Pedro Sequeira (Presidente da Confederação dos Treinadores de Portugal) moderará uma mesa redonda intitulada “Obstáculos e novas tendências dos modelos de preparação a longo prazo”, que terá como oradores Jorge Braz, Daniel Marinho (Universidade da Beira Interior) e que falará sobre Natação, enquanto Bruno Avelar colocará a sua tónica no Judo.
Segue-se (15h45) a identificação e desenvolvimento de talentos em jogos desportivos; etapas da selecção desportiva, a cargo de Anna Volossovitsh (FMH).
Após o intervalo, nova mesa redonda para se falar da “formação ao alto rendimento – experiências pessoais em Portugal”, tema que será moderado por Pedro Mil Homens (Director da Caixa Futebol Campus do Sport Lisboa e Benfica) e onde intervirão Tomaz Morais (Treinador que foi seleccionador nacional de rugby); José́ Uva (Treinador de Atletismo Sporting Clube de Portugal); Leonel Pontes (Treinador de Futebol) e Nuno Delgado (Medalhado Olímpico e foi chefe da equipa técnica de Judo).
Uma “palete” recheada de técnicos reputados que, por certo, terão o condão de – com os seus vastos conhecimentos – “preencherem” o ego dos muitos participantes que se esperam no auditório da FMH.
Para mais informações devem visitar o site da citada Faculdade.