A praia de Melides será palco do início de mais uma Ultra Maratona Atlântica, com partida marcada para as nove horas da manhã deste domingo, levando o meio milhar de inscritos a correr até Tróia, onde se fará a chegada após 43 km pela beira-mar, no que será a segunda prova com maior número de participantes.
Sendo a adaptação portuguesa de uma das etapas da Maratona das Areias (Marathon des Sables), em Marrocos, a Ultra Maratona Atlântica (UMA), levada a efeito pela Câmara Municipal de Grândola, é uma das aventuras de corrida que permite descobrir algumas das praias mais recônditas do concelho, numa extensão de areal ininterrupto.
Confirmadas também estão as presenças de alguns dos nomes que se têm destacado na competição e subido ao quadro de honra – para além de Mário Cassaca (Odimarq) – de Custódio António, do Beja AC, vencedor em 2009, que completou a prova mais sete vezes, e que este ano parte em busca do segundo triunfo. O recorde masculino desta corrida está em 2.46.30 e pertence a Eusébio Rosa, desde 2012.
Também estará presente a vencedora das últimas cinco edições, Patrícia Serafim (Beja AC) e que é também a recordista da prova com 3.30.46, desde 2016.
Com cerca de 300 inscritos, a “irmã” mais nova da UMA – a Corrida Atlântica – tem apenas 15 km, serve para os “estreantes” se afeiçoarem à aventura de correr nas areias com uma distância mais confortável.
Com partida na Comporta (9h30) e chegada à praia do Bico das Lulas, em Tróia, esta corrida conta com o vencedor do ano passado, Pedro Arsénio e ainda de Paulo Guerra (antigo tetra campeão europeu de crosse), atleta que foi quarto classificado na UMA, e que agora faz a corrida dos 15 km, depois de ser ele a orientar o aquecimento para as centenas de corredores desta corrida.