Sochi vai ser a cidade que receberá a campeã europeia em título – como é o caso de Portugal – e o Uruguai, a formação sul-americana que ainda não perdeu nenhum jogo desde Janeiro deste ano e que venceu os três jogos da fase de grupos.
Neste segundo embate de sábado – pelas 15 horas jogarão a França e a Argentina – marcado para as 19 horas portuguesas, dificuldades acrescidas ainda para a formação das cinco quinas ao peito, porquanto Portugal nunca venceu frente a este adversário desde que estiveram frente a frente pela primeira vez, em 26 de Junho de 1966 (há 52 anos).
Apenas se registou mais um encontro posteriormente e o resultado foi um empate, sendo o adversário mais antigo a quem Portugal ainda não venceu.
Esperemos que à terceira seja de vez, numa partida em que os jogadores – por ventura das dezasseis equipas presentes nos oitavos-de-final – se encontram com factores físicos e psicológicos deficitários – devido ao desgaste não só na longa época que levam nas pernas mas também pelo aumento do stresse na fase de grupos.
A partir de agora é o tudo ou nada, ao estilo “mata-mata”, porque não haverá tempo de recuperar nada.
No inúmero lote de previsões que se fizeram – para todos os gostos e feitios – uma delas “deixa” ir Portugal até às meias-finais e aponta o Brasil como conquistando o sexto título mundial.
Não previu, no entanto, a eliminação da Alemanha, que era a equipa apontada para defrontar a formação lusa na referida meia-final, pelo que, Portugal pode mesmo chegar à final.
Esta previsão também não contou com o apuramento, para os oitavos, de selecções como a Rússia, Japão e Suécia, factor que poderá ter influência na linha seguida por esse estudo.
Seja pelo que for, Portugal – ainda que não jogando bem – deu um passo em frente e “grão a grão enche o galo o papo” tem seguido em frente, aliás como aconteceu no europeu de 2016.
Por isso, venha de lá o Uruguai e que o Galo português cante mais alto.
O calendário dos oitavos de final, concluída a fase de grupos, é o seguinte:
Sábado (dia 30)
15 h – França-Argentina (Kazan)
19 h – Uruguai-Portugal, (Sochi)
Domingo (dia 1/7)
15 h – Espanha – Rússia (Moscovo)
19 h – Croácia-Dinamarca (Novgorod)
Segunda (dia 2)
15 h – Brasil-México (Samara)
19 h – Bélgica-Japão (Rostov-on-Don)
Terça (dia 3)
15 h – Suécia-Suíça (São Petersburgo)
19 h – Colômbia-Inglaterra (Moscovo – Spartak)